Relatorio de estágio
Por: Roberta Silva • 26/4/2016 • Trabalho acadêmico • 716 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
Anexo I
Roteiro para elaboração do Plano de Estágio I
1 – Identificação
a) Nome do estagiário: Luciane Domingos de Oliveira, ead 00507728, 5º semestre
b) Nome da instituição campo de estágio: Centro de Referência da Assistência social.
c) Projeto: O IDOSO
d)Nome do supervisor de campo: Ibérica Virginia Lopes GondimCRESS:385-PB
e) Período previsto para a realização do estágio: 16/09/2013 à 11/11/2013
f) Dias e horários de estágio: segunda, quintae sexta de 08:00 à 12:00 e 14:00 à 16:00
g) Dias e horários reservados para a supervisão de campo: terçade 13:00 às 14:00
2 – Justificativa
Entendemos como grande importância, o trabalho social com as famílias como medidas de proteção, defesa e garantia dos direitos, com o objetivo de prover o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade, os cuidados alternativos através do fortalecimento afetivo e simbólico familiar e comunitário.
O CRAS, como unidade de Proteção Social Básica, através do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF têm como objetivo principal, potencializar a família e seus membros como um todo, visando prevenir as situações de risco através de incentivo às potencialidades e aquisições, que tragam o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, visto que estes não se romperam, mas apresentam-se frágeis pelas condições de pobreza, da ausência de geração de renda, acentuada pelo não acesso aos serviços públicos, e ainda os frágeis vínculos afetivos em função de discriminações sejam elas etárias, gênero ou por deficiência. Nesse sentido, O CRAS, é um local para o acolhimento, convivência e socialização, onde os serviços, programas e projetos desenvolvidos tem como foco principal o desenvolvimento de aquisições que desenvolvam o protagonismo das famílias e seus indivíduos.
A prática profissional do Serviço Social no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, se efetiva de forma interventiva. O assistente social tem como objeto de intervenção a questão social e é através de políticas sociais, organizadas e planejadas, que se configuram a garantia de direitos e assistência social, a todos que dela necessitarem.
3 – Objetivos
3.1 – Objetivo Geral:
Realizar trabalho social com famílias, de caráter continuado, preventivo, protetivo e proativo com a finalidade de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, promovidos através das políticas sociais, pelo acesso e usufruto de direitos que contribuam com o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias. Nesse sentido, o espaço de intervenção do estagiário no CRAS, irá oportunizá-lo o desenvolvimento de capacidade e construção de sua identidade profissional, através do momento de vivência do estágio. É nessa oportunidade de vivenciar a prática profissional do assistente social, que o aluno se apropria da profissão, absorvendo o papel e postura profissional através da reflexão
...