Relatorio de estágio
Por: Sonia2329 • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 431 Palavras (2 Páginas) • 209 Visualizações
BAIRRO VILA ESMERALDA – TANGARÁ DA SERRA - MT
O bairro Vila Esmeralda tem uma estimativa de 10.000 habitantes, Para a realização deste breve histórico, foram realizadas conversas pessoais com alguns dos moradores do bairro e com um integrante da associação de moradores.
Para a pesquisa, foram entrevistadas três famílias e o presidente de bairro. Na analise dos dados foi possível perceber diversos conflitos e ausência de informações no tange ao conhecimento dos direitos de cidadania e de participação social. Dessas três famílias entrevistadas todas apresentam algumas limitações, desconhecimento e dificuldade no acesso de seus direitos.
Das três famílias só uma possuem beneficio social e com essa renda mantêm a família as outras duas de 2 a 3 salários.
Os dados referentes à moradia mostram que 2 das famílias que residem no bairro possuem o imóvel próprio e 1 família não possui.
A energia elétrica é com relógio próprio, o fornecimento de água e da rede publica e a coleta de lixo é publica com separação do lixo reciclado do não reciclado.
O bairro conta com uma unidade básica de Saúde com atendimento odontológico.
A comunidade conta com uma escola e um centro educacional infantil sendo muito pouco para a comunidade.
As religiões são distintas entre os moradores, o bairro tem Igreja Evangélica e Igreja Católica.
Percebe-se que os moradores mesmo residindo em bairro periférico, enfrentando a falta de recursos para sanar as necessidades básicas das famílias, e sofrendo com a falta de infraestrutura prioriza a aquisição da moradia como elemento essencial, pois a partir da doação dos terrenos no surgimento do bairro a população local se esforçou em realmente construir suas residências e garantir o direito à moradia, princípio lógico da formação deste bairro. Tal realidade é percebida nos relatos da maioria dos moradores.
O Cras desenvolve programas de atendimento as famílias com reuniões oficinas.
Segundo pesquisa realizada no Cras a Assistente Social relatou que são atendidas 160 famílias ao mês, com a realização de encontros quinzenais com duração de 1h com oficinas diversas: dinâmicas de grupos, palestras, filmes, visita domiciliares. E o trabalho desenvolvido Social e direcionado para melhoria da auto estima e fortalecimento dessas famílias. Diálogo entrevistas informal com as crianças no decorrer deste encontro. Importante ressaltar que esses encontros que acontecem não tem o comparecimento de todas as famílias.
Percebe-se que a comunidade do Bairro Vila Esmeralda atendida pelo Cras é formada majoritariamente por famílias de baixa renda, em geral com pouca qualificação profissional.
As atividades profissionais são em sua maioria transitórias e informais e exigem deslocamento intenso, principalmente dos homens.
...