Relevância da Pesquisa Social na Atualidade para o Campo do Serviço Social
Por: iracinacaldeira • 23/9/2015 • Relatório de pesquisa • 1.209 Palavras (5 Páginas) • 305 Visualizações
ATPS Pesquisa Social:
Relevância da Pesquisa Social na atualidade para o campo do Serviço Social
Metodologia Cientifica é o estudo dos métodos ou dos instrumentos necessários para a elaboração de um trabalho científico, onde se utiliza técnicas para a elaboração de pesquisas.
A Metodologia científica aborda as principais regras para uma produção científica, fornecendo as técnicas, os instrumentos e os objetivos para um melhor desempenho e qualidade de um trabalho científico.
Na área do Serviço Social:
O Assistente Social utiliza algumas técnicas importantes para ajudar a compreender os casos, tais como;
Observação: para perceber e tomar conhecimento do está acontecendo no caso.
Investigação: para ter segurança ao tomar alguma decisão.
Necessita de bases teóricas, metodológicas, técnicas e ético-políticas necessárias para o seu exercício profissional. Os instrumentais técnico-operativos são como um “conjunto articulado de instrumentos e técnicas que permitem a operacionalização da ação profissional” (MARTINELLI, 1994 p. 137)
A pesquisa é um processo de construção de conhecimento ou saber. Poderá gerar novas informações, confirmando-as ou desconstruindo-as. O resultado é um rico processo de aprendizado que trará acréscimos e benefícios tanto para quem se dispôs a desenvolver o trabalho e aplica-lo quanto para a sociedade, grupo ou comunidade pesquisada, principalmente se for construída com base em metodologia adequada.
Será necessário “buscar explicar o “por que” e “como” os fenômenos ocorrem para evidenciar fatos correlacionados em uma visão maisglobalizante domais a relaciona com um simples fato. Tal passagem do senso comum para o conhecimento cientifico caracteriza-se pela adoção de alguns elementos tais como: definição de um referencial teórico que permita uma visão de conjunto, pois este dá sustentação ao profissional para desenvolver sua prática [...] É necessária também, a definição de um caminho para chegar a um método e é maior que a metodologia (apud Lopes, 2008, p.16).
Em muitas profissões assim, como o Assistente Social, a pesquisa é um elemento fundamental, pois através desta, decisões poderão ser tomadas em prol de uma comunidade, visando melhorias para aquela população. O pesquisador deve para tanto ter espírito investigativo, e ter no seu perfil curiosidade e o desejo de ir além e de saber mais.
O assistente social em sua atuação profissional deverá relacionar teoria X prática para atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho. O Serviço Social é uma profissão interventiva, buscando proporcionar a população favorecimento no aspecto econômico, social e político, a garantia de seus direitos como cidadãos.
“ A principal contribuição da pesquisa para o Serviço Social seria proporcionar a construção de tipologias de diagnósticos e tratamento mediante a conversão do conhecimento das Ciências Sociais em princípios para o exercício da prática profissional. Portanto, do ponto de vista, o Serviço Social, diferentemente das ciências, não estaria voltado para a acurada descrição e interpretação do mundo social, mas para o controle desse mundo.[...]” ( Pereira, 2005,p.18)
A pesquisa num primeiro momento é para produzir conhecimento mas, acima de tudo proporciona uma melhor qualidade de vida para a comunidade. Não poderá ser pesquisa por pesquisa mas, trazer acréscimos a sociedade.
Os tipos de Pesquisa quanto a área da ciência são: Pesquisa Teórica, Pesquisa Metodológica, Pesquisa Empírica e Pesquisa Prática. Quanto a natureza: Trabalho Científico Original e Resumo de Assunto. Quanto aos objetivos: Pesquisa Exploratória, Pesquisa Descritiva e Pesquisa Explicativa. Quanto aos procedimentos; Pesquisa de Campo, Pesquisa de Fonte de Papel. Quanto ao objeto: Pesquisa Bibliográfica, de Laboratório e de Campo. Quanto a abordagem: Pesquisa Quantitativa e Pesquisa Qualitativa.
...