Requisitos
Seminário: Requisitos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: guigll • 10/11/2013 • Seminário • 938 Palavras (4 Páginas) • 185 Visualizações
A correta interpretação deste documento requer o conhecimento de algumas convenções e termos específicos, que serão descritos a seguir.
1.2.1. Definições
Um requisito é uma condição ou uma capacidade com o qual o sistema deve estar de acordo, expressando as necessidades do cliente. Podem ser dos seguintes tipos:
REF (Requisito Funcional): Definem as funcionalidades do Módulo Publicação e Vendas a serem implementadas pelos desenvolvedores na construção do sistema, a fim de possibilitar que os usuários realizem suas tarefas e satisfaçam os requisitos de negócio.
RC (Requisito Complementar): Relacionam as características e propriedades dos requisitos funcionais do Módulo Publicação e Vendas.
RNF_ (Requisito Não-Funcional de Qualidade): Relacionam os aspectos de qualidade desejada (requisitos não-funcionais de qualidade), como confiabilidade, eficiência, portabilidade, usabilidade ou qualquer outra característica que o sistema deva atender, como padrões, regulamentos e contratos com os quais o sistema deve ter conformidade.
RNG (Requisito de Negócio): Correspondem às regras que regulam o negócio que devem ser seguidas e garantidas pelo sistema para cada requisitos funcional identificado e/ou para o módulo.
1.2.2. Identificação dos requisitos
Os requisitos devem ser identificados com um identificador único, composto de sigla e numeração. A referência aos requisitos é feita através dos respectivos identificadores.
à Sigla
REFXX: Requisito Funcional
RCXX: Requisito Complementar
RNF_XX: Requisito Não-Funcional
RNGXX: Requisito de Negócio
à Numeração
A numeração inicia em 01 e prossegue sendo incrementada de 1 à medida que forem surgindo novos requisitos.
1.3 Processo de Elicitação
A elicitação dos requisitos procedeu-se por intermédio de entrevistas e de questionário respondido pelo responsável da gerência de atendimento ao cliente.
1.4 Visão Geral do Documento
Além da seção introdutória, este documento possui as seguintes seções:
Seção 2 – Descrição geral: apresenta uma visão geral do módulo em questão, fornece uma base para obtenção dos requisitos e facilita o entendimento do módulo em si.
Seção 3 – Requisitos: define os requisitos funcionais, requisitos não-funcionais, requisitos complementares e regras de negócio do aplicativo.
Seção 4 – Atributos: apresenta os atributos de dados de cada requisito funcional identificado.
Seção 5 – Rastreabilidade: identifica a rastreabilidade entre os requisitos funcionais e os não-funcionais, regras de negocio, prioridade e objetivos específico definidos no Plano de Projeto de Software - PPS.
Seção 6 – Perfis e Permissões: relaciona todos os usuários ao módulo/opção definido neste documento de requisitos, bem como suas permissões de acesso.
Seção 7 – Requisitos Não-Funcionais de Qualidade: define os requisitos funcionais de qualidade do software
Seção 8 – Analise de Risco: identifica os riscos envolvidos na definição dos requisitos do módulo em questão.
Seção 9 – Anexos: informações adicionais relacionadas ao módulo e/ou aplicativo.
2. DESCRIÇÃO GERAL
2.1 Descrição
O controle de estoque é feito manualmente em papel. A solução seria a implementação do cadastro do lote de um produto específico que é fornecido diariamente e dos ingredientes necessários para a produção de lanches, tendo então um maior controle na verificação de disponibilidade dos produtos e ingredientes, pois caso não há disponibilidade o sistema irá emitir um alerta para o usuário, além disso, a verificação da validade dos produtos também será feita pelo sistema emitindo também uma alerta caso não esteja na validade.
Primeiramente uma demanda é solicitada do atendimento, é verificada se a demanda é de um produto ou de um lanche (serviço), caso seja um produto é verificado se há o produto em quantidade no estoque, se houver é verificada a validade, caso esteja na validade é encaminhado ao atendimento e a contabilidade de produtos no estoque é realizada, caso não haja produtos o atendimento é notificado e o fornecedor é acionado para que haja a reposição , após a reposição de produtos é realizada uma nova contabilidade de produtos.
Caso um produto esteja fora da validade é emitido um alerta e este é descartado, em seguida a contabilidade do estoque é refeita.
Caso a demanda seja um serviço (lanche), é verificado se há ingredientes em quantidade suficiente
...