TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resgatando valores

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL

EVERTON ALTIERES DA SILVA (0306968205)

PROJETO DE INTERVENÇÃO SOCIAL

RESGATANDO VALORES

ALFENAS - 2016

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ

SERVIÇO SOCIAL

ALUNO: Everton Altieres da Silva

Projeto de Intervenção Social

RESGATANDO VALORES

INTRODUÇÃO

A administração prisional é um dos segmentos de gestão de políticas públicas ligado diretamente ao grupo social condenado pela justiça criminal, através de agentes públicos dentro das instituições carcerárias que o Estado pode proporcionar o cumprimento de pena com base nos direitos humanos. O grande índice de criminalidade está ligado à falta de oportunidades, base educacional e qualificação profissional, todos são fatores agravantes, principalmente no que se diz respeito à integração de um ex-detento na sociedade após o cumprimento de pena, o professor Zacarias (2006, p. 61) ressalta que: “O trabalho é importante na conquista de valores morais e materiais, a instalação de cursos profissionalizantes possibilita a resolução de dois problemas, um cultural e outro profissional. Muda o cenário de que a grande maioria dos presos não possui formação e acabam por enveredar, por falta de opção, na criminalidade e facilitam a sua inserção no mercado de trabalho, uma vez cumprida a pena. ” Nem sempre se pode julgar um crime apenas por aquele desvio de conduta cometido, há vários fatores que interferem diretamente e influenciam a criminalidade, além de questões familiares, estruturais e profissionais, observa-se que a rejeição por parte da sociedade de um modo geral, faz com que essas pessoas não sejam aceitas, mesmo após o cumprimento da penalização eles ainda são julgados e condenados pela sociedade, criando assim uma barreira que dificilmente se rompe, tanto pelos que julgam e também pelos julgados que se auto excluem de uma vida sociável, desta forma o presídio de Campos Gerais, órgão estadual atuante na administração prisional, realizará um projeto de trabalho, através de presos que ganham remição de pena com artesanato e ainda colaboram com  a renda de suas famílias. Estes presos irão ensinar técnicas dos trabalhos aprendidos dentro desta Unidade Prisional aos que ainda não executam nenhuma atividade laboral, e assim descobrir outros métodos de sobrevivência que não seja o crime, além de obterem o benefício da remição de pena após terem os trabalhos avaliados e aprovados.

JUSTIFICATIVA

Afirma a Declaração Universal dos Direitos do Homem em seu artigo 1º:

“Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. ”

        É importante destacar que o apenado cometeu um erro, e deve arcar com suas consequências, mas não pode ser esquecido que enquanto ser humano deve ser tratado com humanidade e com condições para que voltando à sociedade não volte a vida que tinha, a vida de criminalidade.

        A situação carcerária é crítica em todo o país, e com isso a necessidade de desenvolver meios e condições para que os presos adquiram habilidades para desenvolver um trabalho digno e de qualidade para uma boa reintegração na sociedade após o período na prisão.

        A administração prisional almeja com a pena privativa de liberdade proteger a sociedade e cuidar para que o condenado seja preparado para a reinserção.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

        

        A qualificação durante a passagem do detento na instituição carcerária, dando uma orientação humanista colocando a pessoa que delinquiu como centro da reflexão, dando oportunidade para melhoria nas condições de vida, dos presos e de seus familiares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

* Incentivar os detentos que já trabalham dentro da Unidade prisional, mostrando os valores e benefícios do trabalho digno.

* Descobrir novos talentos e desenvolver habilidades.

* Promover um cumprimento de pena humano, propiciar espaços de socialização e possibilidades de convívio social aos internos e egressos do sistema prisional.

PÚBLICO ALVO

        

        Este projeto será destinado às pessoas privadas de liberdade, reclusas no Presídio de Campos Gerais, primeiramente aos que já são condenados pela justiça criminal, que terão a necessidade de se adaptarem ao ambiente prisional e motivados para cumprir a pena e retornar a sociedade de maneira diferente daquela que os levaram a situação de presos. Após, esse trabalho também será oferecido aos presos provisórios e que aguardam julgamento.

METAS A ATINGIR

* Qualificação de 50% dos presos da Unidade Prisional.

* Dar oportunidade de trabalho para todos os detentos interessados.

* Melhoria nas condições de vida dos presos e de seus familiares, através de um meio produtivo e legal.

METODOLOGIA

        Para atingir os objetivos propostos, será necessário o planejamento das ações a serem desenvolvidas, de maneira organizada, e levando em consideração aspectos restritos a área de segurança, que deve ser prioritária nas Instituições Prisionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (245.4 Kb)   docx (167.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com