Responsabilidade Socioambiental
Pesquisas Acadêmicas: Responsabilidade Socioambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: babiassumpcao • 12/5/2014 • 1.205 Palavras (5 Páginas) • 365 Visualizações
2 INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir refere-se a responsabilidade socioambiental, o que é e qual a importância dela nas empresas,que vai além de obrigações legais e economia.
Como conservar o meio ambiente gerando inclusão social e o desenvolvimento sustentável. Assim mostrando como uma grande empresa fez parceria com um presidio.
Mostra as cinco empresas brasileiras que estão no ranking anual das cem empresas mais sustentáveis do mundo. Para o nosso orgulho uma está pelo segundo ano consecutivo em segundo lugar.
3 DESENVOLVIMENTo
Responsabilidade socioambiental é a responsabilidade que a empresa tem com a sociedade e com o meio ambiente além das obrigações legais e econômicas.
Responsabilidade Socioambiental é muito mais do que as pessoas precisam efetivamente e é além daquilo amparado ou oferecido por lei. Uma empresa Socioambiental é, em suma, uma empresa à frente do seu tempo, que busca o bem-estar dos indivíduos ou de grupos cujo conceito denominou-se "Responsabilidade Social" que quase sempre é voltado a projetos de âmbitos educacionais, ambientais ou de outra natureza, justamente pela diversidade de comportamentos e ações assumidas pela organização.
Miguel Krigsner (2004) definiu responsabilidade socioambiental como forma de conduzir os negócios baseada no compromisso contínuo com a qualidade de vida atual e das gerações futuras, por meio de um comportamento ético, que contribua para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.
De acordo com Emerson Kapaz (2004) responsabilidade social nas empresas significa uma visão empreendedora mais preocupada com o entorno social em que a empresa está inserida, ou seja, sem deixar de se preocupar com a necessidade de geração de lucro, mas colocando-o não como um fim em si mesmo, mas sim como um meio para se atingir um desenvolvimento sustentável e com mais qualidade de vida.
Muito se diz hoje sobre meio ambiente, efeito estufa, uso racional dos recursos não-renováveis, em reaproveitamento e reciclagem de materiais. Ótimo! Mas, pouco (ou nada) se fala em responsabilidade socioambiental, que nada mais é do que fazermos a nossa parte englobando todos os itens citados acima. E, principalmente, dentro das empresas, sendo os escritórios com maior potencial em se discutir e realizar com êxito essa responsabilidade.
As iniciativas educacionais relacionadas à temática ambiental estão aumentando a cada dia em todo país. Tanto os Fóruns de Educação Ambiental, como as pesquisas na área revelam que as ações e projetos promovidos pelos municípios, por exemplo, através de suas secretarias, conselhos e de parcerias com escolas, associações de cidadania, empresas e outros órgãos públicos, ganham destaque neste quadro. A maioria dessas ações são precisas e se voltam para o envolvimento das pessoas na solução de problemas, como o do lixo e da arborização urbana, ou ações de capacitação de professores ou de outros setores da população (JACOBI, 1999).
O processo de sensibilização e conscientização para as questões ambientais voltado para o público interno das empresas, comunidade de seu entorno e clientes, especialmente, requer persistência e continuidade de ações com este fim, como palestras, gincanas, sessões de filmes ambientais etc., além da participação em fóruns, conselhos, redes, comissões, coletivo educador, nos quais temas como agricultura, educação, desenvolvimento, tecnologia e meio ambiente norteiam as discussões (SILVA, 2006).
A responsabilidade empresarial frente ao meio ambiente é centrada na análise de como as empresas interagem com o meio em que habitam e praticam suas atividades fazendo com que sua imagem se fortaleça de forma positiva diante dos mercados em que atuam, dos seus colaboradores, concorrentes e fornecedores, representando o seu compromisso contínuo com a ética e o desenvolvimento econômico promovendo, ao mesmo tempo, a melhoria da qualidade de vida como um todo.
Porém, a empresa só terá sucesso socioambiental se for capaz de ouvir os interesses das diferentes partes (sócios, funcionários, fornecedores, consumidores, comunidade, governo e meio ambiente) e conseguir incorporá-los na sua realidade local, tornando-se, assim, mais bem preparadas para assegurar a sustentabilidade em longo prazo dos negócios, por estarem sincronizadas com as novas dinâmicas que afetam a sociedade e o mundo empresarial.
Para tal, basta que a responsabilidade socioambiental seja aplicada não somente ao produto final e sim ser difundido ao longo de todo e qualquer processo produtivo, ou seja, do responsável pela limpeza ao diretor-executivo da empresa.
Em nosso país temos cinco empresas que aparecem no ranking anual das cem empresas mais sustentáveis do mundo. Pelo 2º ano consecutivo a Natura ficou em 2º lugar. A Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais)
...