Revisão de fundamentos de politicas sociais
Por: Luís Henriqu Mumbach • 11/9/2017 • Dissertação • 397 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
REVISÃO PARA PROVA GRAU B CUMULATIVO DE FUNDAMENTOS DA PS
1) O conceito de Estado (e história)
Surge no Capitalismo, quando a sociedade se constitui em duas classes antagônicas, burgueses e proletários. O Estado surge com a função de promover a coesão entre estas classes, inicialmente atua como repressor da classe dominada, proletários, contudo, através de lutas pertinentes ao mundo do trabalho o proletariado passa a ter sua representatividade dentro do Estado.
2) O conceito de QS ( e história)
A QS também surge no capitalismo, como expressão da equação produção coletiva X apropriação privada, que tinha como resultado a miséria e o pauperismo, além do embate político entre as duas classes, proletários e burgueses, que levou as pautas proletárias à agenda pública.
3) Relação Estado, QS e OS
Na sociedade de classes, em que existem 2 classes antagônicas, o Estado surge como uma terceira representação, colocando-se hierarquicamente sobre as duas, podendo responder a QS através das PS.
4) Caracterize PS → NHB
A teoria das Necessidades Humanas Básicas categoriza estas necessidades em dois grupos: saúde física e autonomia. As OS atuam nas subdivisões que podem ser feitas por dentro destes 2 grupos, exemplo: política habitacional, pq sem ter um teto o indivíduo terá sua saúde e autonomia prejudicadas.
5) Caracterize WS + relação PS:
WS surge no século XIX – Bem-Estar Social – instaura-se noção de direitos sociais, tendo seus pilares na sociedade salarial, visando o fim do paternalismo. A economia é regulada pelo Estado através das taxações de impostos e esse recurso é utilizado em PS e serviços públicos. É no WS que surge a camada burocrata.
6) Caracterize as PS no contexto pós 88
Fim da ditadura militar, instaura-se democraticamente a possibilidade de controle social, que traduz-se em formas de controle da população sobre as PS, que são deveres do Estado e direitos das pessoas, logo, controle sobre o Estado.
7) REDE e Intersetorialidade
Rede é a articulação de ações, programas, projetos, serviços e benefícios que visam atender as pessoas em determinada situação. OG e ONGS. A rede é horizontal, pretendendo a interdependência e a complementariedade. Através ds Rede pode-se fazer planeja,ent
...