Robbins
Resenha: Robbins. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adryn • 6/5/2013 • Resenha • 322 Palavras (2 Páginas) • 341 Visualizações
De acordo com Robbins (1999, p. 410 – 412) existem três fatores que são considerados como fontes potenciais de estresse. São os fatores ambientais, organizacionais e individuais, sendo:
Fatores ambientes – São fatores que ocorrem no mundo, ou seja, não é dentro da organização, mas a consequência do que ocorre fora, pode influenciar em algo dentro dela, por isso pode ocorrer o estresse. Pode ser fator econômico, onde pode, por exemplo, ocorrer uma recessão no país, que no caso, naturalmente deixam as pessoas mais ansiosas por não saberem o que vai acontecer. Pode ser fator político, onde ameaças e mudanças políticas trazem incertezas para as pessoas. Por último, pode ser incerteza tecnológica, pelo motivo de ocorrer avanços tecnológicos no mundo todo, o trabalhador pode sentir que ficará com conhecimento obsoleto e por isso sentir estresse;
Fatores organizacionais – Ao contrário dos fatores que foram citados acima, esses são aqueles que ocorrem dentro da organização. Pode ser exigências de tarefas, que está relacionado com a característica do cargo do profissional, como exemplo pode-se citar o caso de linha de montagem, se sua velocidade é percebida como excessiva, causa pressão no indivíduo.
Fatores individuais – Caracterizam-se por problemas ou experiências que as pessoas passam fora do trabalho e que pode influenciar na sua rotina profissional, tendo como consequência o estresse. Pode ser o fator de problemas familiares relacionados, por exemplo, com dificuldade no casamento, no relacionamento com os pais ou com os filhos. Existe outro fator que é o de problemas econômicos, ocorre quando o gasto do individuo ultrapassa sua renda mensal e isso independe do ganho que o empregado tem. Por último tem o fator da personalidade, que é um fator individual significado pela disposição básica de cada pessoa, cada ser humano sente de uma forma, isto é, os sintomas de estresse expressados no emprego podem na verdade ter origem na personalidade da pessoa.
...