SERVIÇO SOCIAL EM DESTAQUE
Por: joaopedrolacerda • 29/4/2015 • Trabalho acadêmico • 1.355 Palavras (6 Páginas) • 144 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
CLAUDIANE ALVES LACERDA ROCHA
FAMILIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA
Januária
2014
CLAUDIANE ALVES LACERDA ROCHA
FAMILIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos I; Sociologia; Filosofia; Ciências Políticas.
Prof. Rosane Ap Belieiro Malvezzi; Sérgio de Goes Barbosa; José Adir Lins Machado; Wilson Sanches.
Januária
2014
Sumário
1. Introdução________________________________________________4
2. Desenvolvimento___________________________________________5
3. Conclusão________________________________________________8
4. Referência________________________________________________9
Introdução
Vamos falar um pouco neste trabalho sobre a divisão de trabalho, onde é uma distribuição de tarefas em funções diferentes, para agilizar e aumentar a produção.
E relatar um pouco das mudanças que as famílias contemporâneas sofreram com as dificuldades do homem com o desemprego, que contribuiu para o ingresso da mulher no mercado de trabalho, conquistando seu espaço e também sobre as dificuldades que as mulheres tiveram para adaptar sua vida profissional com a pessoal, tendo que trabalhar fora e ainda cuidar da casa e crianças, mais mesmo com tantas dificuldades, elas superaram e se tornaram vitoriosas.
Desenvolvimento
FAMILIA E TRABALHO NA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: AUSÊNCIA DE POLÍTICAS DE EMPREGO E DETERIORAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE VIDA
Divisão social do trabalho
A divisão social do trabalho é como se distribui o trabalho nas diferentes sociedades, é uma distribuição de tarefas com funções específicas, com finalidade de realizar a produção em menor tempo e de forma produtiva.
Com a divisão do trabalho, o trabalhador se especializa em uma função e com os movimentos repetitivos adquire agilidade em desempenhar aquela função diminuindo o tempo gasto e com resultado melhor.
A divisão social do trabalho favorece a vida na sociedade, pois o individuo se sente útil, pois ele desempenha uma função que é necessária para ele e para outras pessoas de sociedade.
A divisão social do trabalho é muito importante, mais deixa o trabalhador limitado àquela função que desempenha, seria mais interessante se o individuo fosse flexível a varias atividades e não ficasse somente em uma etapa da produção, mais por outro lado existe um laço de união e solidariedade, pois um individuo precisa do outro para que o produto chegue pronto na etapa final.
Mesmo com substituição de grande parte da mão de obra pela industrialização, ainda existe em muitas fabricas que só funcionam em sistema de divisão de trabalho, onde cada um exerce sua função.
As relações familiares na contemporaneidade
O processo de construção do individuo gira em torno de vários espaços, mais é em torno da família que a vida se inicia, se estrutura, sendo o primeiro e principal contato que o individuo tem na vida social.
Mesmo com a importância que a família tem para o individuo, atualmente vem ocorrendo mudanças nas configurações familiares contemporâneas que estão provocando muitas discussões, que estão fazendo com que a sociedade olhe para as famílias com outros olhos. Mesmo com tantas mudanças a base indispensável para o desenvolvimento do psíquico e estrutural continua sendo a família e isso nunca vai mudar.
As mudanças sociais ao longo do tempo vem interferindo nas relações sociais dos indivíduos, afetando também as relações familiares contemporâneas.
Hoje é possível observar vários tipos de famílias que saem do formato tradicional, onde era formado por pai, mãe e filhos biológicos. É muito fácil encontrar famílias com configurações diversas, onde filhos são criados por pais separados, divorciados em guarda compartilhadas, criados por avós, muitos por mães solteiras ou pai cria sozinho e muitas vezes por babás, professoras e até mesmo por irmãos mais velhos, que fazem o papel dos pais, por terem que passar o dia fora para trabalhar.
Outra mudança que as famílias contemporânea vem sofrendo é em questão do papel homem e mulher, que hoje em dia não é mais apenas o homem que trabalha fora para o sustento da família, a mulher ganhou espaço para trabalhar fora e com isso ajudar o homem no sustento da família, gerando assim distanciamento na relação marido e mulher, mãe e filhos e por passar muito tempo fora de casa os filhos acabam sem cuidados por outras pessoas.
É possível ver as mudanças nas famílias da sociedade atual, mais não podemos deixar de considerar as reais necessidades de cada uma, assim estaremos considerando as bases onde as relações familiares estão sendo construídas.
...