SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL
Por: DENGUE • 22/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.444 Palavras (10 Páginas) • 260 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
SERGIANE MARIA DA SILVA
[pic 5]
Carpina 2014[pic 6]
SERGIANE MARIA DA SILVA
Trabalho a ser apresentado ao Curso de Serviço Social 6º Semestre da UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Oficina de formação: projeto de intervenção, A Realidade Regional e o Serviço Social, Planejamento Social, Estágio Curricular Obrigatorio dos Profª Amanda Boza Gonçalves, Clarice da Luz Kernkamp, Rosane Ap. B. Malvezzi e Valquiria A. Dias Caprioli.
Carpina
2014
SUMARIO[pic 7]
1.INTRODUÇÃO....................................................................................................04
2.DESENVOLVIMENTO........................................................................................05
2.1 DIAGNOSTICO SOCIAL DO MUNICIPIO DE NATUBA – PB.........................05
2.2 POLÍTICAS PÚBLICAS DE PROTEÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTES, A PARTIR DA COONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL.......................................06
2.3 DIRETRIZES DA POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E ADOLESCENTE ..07
2.4 A IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E ADOLESCENTE NOS MUNICIPIOS.....................................................................08
3. CONCLUSÃO.....................................................................................................12
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS...................................................................13
1.INTRODUÇÃO
A partir de indicadores sociais divulgados pelo IBGE para o ano de 2010, formulamos uma análise sobre a construção da política publica a partir dos indicadores sociais.
Os indicadores sociais são ferramentas utilizadas como diagnostico para medir os problemas sociais, servindo como instrumento de intervenção para o serviço social frente às políticas sociais públicas.
A realidade social será analisada por meio de indicadores como , saúde, renda, trabalho e mobilidade social, por exemplo, através destas informações poderemos relacionar a realidade como contexto de atuação e intervenção.
Foi feita a analise do município de Natuba, que serviu de base para a análise de indicadores sociais, onde indicamos qual o seu IDH e as características gerais do local, como população, aspectos geográficos, renda, atividade econômica, responsabilidade social e educação.
O objetivo deste estudo foi buscar analisar estes Indicadores em nosso contexto social, possibilitando observar as condições e bem-estar da população pelo governo e pela sociedade civil durante um determinado período de tempo, sendo assim, estaremos analisando a importância dos indicadores sociais para construção das politicas sociais, com enfoque na politica de proteção a criança e adolescente frente aos indicadores sociais.
2.DESENVOLVIMENTO
2.1 DIAGNOSTICO SOCIAL DO MUNICIPIO DE NATUBA – PB.
Conforme dados do último Censo Demográfico,no município de Natuba ,em agosto de 2010, a população total era de 10.566 residentes .dos quais 3.517 se encontram em situação de extrema pobreza ,ou seja com renda domiciliar per capita abaixo de RS 70,00. 33 ,3 % da população municipal vivia nessa situação. .Do total de extremamente pobres, 2.544 (72,3%)viviam no meio rural e 973 (27,7%) no meio urbano.
O segmento etário de 0 a 14 anos registrou crescimento negativo entre 2000 e 2010 ,com media de -2,4% ao ano .Crianças e jovens detinham 37,1% em media ao ano .Em 2000,este grupo representava 11,5% da população ,já em 2010 detinha 12,7% do total da população municipal.
A estrutura demográfica apresentou mudanças no município. Entre
2000 e 2010 foi verificada ampliação da população idosa que cresceu 1,1% em media ao ano. Em 2010 detinha 12,7% do total da população municipal com 1.342 idosos .
Segundo o IBGE , o produto interno bruto (PIB) do município cresceu 59,0% passando de RS 28,7% milhões para 45,6% milhões.
Natuba tem um clima tropical com estação seca e tem 343 metros de altitude. Seu indice de Desenvolvimento Humano -IDH e baixo com 0,541 .
População residente no municipio por faixa etária em 2010:
0 a 14 anos 3.072
15 a 29 anos 1.343
40 a 59 anos 1.876
60 anos ou mais 1.345
De acordo com os registros de março de 2013 do Cadastro Único e com a folha de pagamento do programa Bolsa Família,o município conta com 2.058 famílias registradas no Cadastro Único e 1.480 famílias são beneficiarias do prog. Bolsa Família.
INPLANTAÇÃO DAS POLITICAS PUBLICAS DE PROTEÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTES.
A Constituição é o princípio melhor interesse da criança ter a prioridade absoluta e imediata da infância e da juventude, de maneira a elas conferir uma consideração especial, com a salvaguarda universal de seus direitos fundamentais.
o legislador fixou como critério interpretativo do Estatuto da Criança e do Adolescente e a tutela incondicionada da formação da personalidade do menor, em consonância com a vontade dos pais.
Os pais e educadores são submetidos a um controle ostensivo, de forma a reprimir atos ilícitos e Abuso de direito, sem prejuízo do comportamento comissivo, para promover o bem do menor.
Não há que se falar em tutela incondicionada do menor. A vontade dos pais deve estar em consonância com os princípios constitucionais protetivos dos direitos da criança e adolescente, bem como com as previsões do ECA .
...