SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO SERVIÇO SOCIAL
Por: gprado19 • 1/10/2015 • Projeto de pesquisa • 2.402 Palavras (10 Páginas) • 368 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
Aldenira Soares de Oliveira
Cageane Vieira Pereira
Jussara dos Santos Alves
Rosa Maria Santana de Souza
Produção Textual
[pic 3]
Barreira-BA
2014
Aldenira Soares de Oliveira
Cageane Vieira Pereira
Jussara dos Santos Alves
Rosa Maria Santana de Souza
Produção Textual
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social como requisio da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, parcial da disciplina de Atividades Interdisciplinares
Orientação dos professores Amnada Bozza, Rodrigo Zambon, Clarice Kernkamp.
Barreiras-BA
2014
Sumário
- Introdução..............................................................................................1.1
- Desenvolvimento....................................................................................2.6
- Conclusão..............................................................................................7.7
- Referencias Bibliográficas.....................................................................8.8
1. Introdução
No Brasil, o tema “indicadores sócias “, se configura em uma discussão recente, porem, torna-se cada vez mais evidente a sua importância para o processo de gestão.
A atualização de indicadores sociais torna-se imprescindível, uma vez que se configura em “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de politicas publicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15), que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução avaliação dos programas, projetos, serviços sociais.
Dada a relevância dos indicadores sociais para o processo de gerir o social, surge a necessidade de verificar qual é a importância dos indicadores para os assistentes sociais, atuantes no planejamento, execução e avaliação de serviço social.
Essa produção textual busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais no processo de gestão. A discursão acerca da utilização de indicadores sociais, toma corpo com o avanço da democratização, da pressão da sociedade civil por maior transparência nos gastos públicos e maior envolvimento da mesma, na busca pela garantia de direitos sociais.
Fica evidente a necessidade do uso dos indicadores sociais como um recurso metodológico para a leitura e monitoramento da realidade, com fins a mudança da realidade social. O trabalho revela que a atualização profissional é imprescindível para a atuação e deve esta articulada com o compromisso ético –politico da profissão e a real intenção de oferecer serviços sociais com qualidade, pautados no aprimoramento intelectual e no desafio de superar as dificuldades constantes apresentadas pela própria realidade social.
O indicador social tem importante função exploratória no diagnostico de situações concretas, na definição de metas prioritárias e no direcionamento das ações continuas, na medida em que, com o uso constante de indicadores adequados, estes oferecem informações concretas para o conhecimento da realidade e orientam as ações, dando sustentação ao processo de gestão. Com a falta desse trabalho, ou do uso adequado dos indicadores, corre-se o risco de ignorar ou encobrir as projeções ideológicas e as ambições politicas subjacentes a muitos tipos de planejamento.
2. Desenvolvimento
A) Qual o objetivo e metodologia que a autor utiliza para produção do texto?
Este estudo busca discutir sobre a importância dos indicadores sociais no processo de gestão. Objetivou identificar se os assistentes sociais que atuam em projetos sociais, voltados ao idoso e à criança e adolescente no município de Presidente Prudente, utilizam os indicadores sociais no processo de gestão. O recurso metodológico utilizado foi: a de campo, tipo qualitativa de analise teórico empírica por meio de entrevista focalizada não estruturada e pesquisa bibliográfica.
B) De acordo com os conceitos e definições apresentados na disciplina de estatística e indicadores sociais, desenvolver uma analise descritiva:
A estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo. A evidencia dos métodos estatísticos são pertinentes e aplicadas na maioria das áreas do conhecimento, pois todas as vezes que necessitamos realizar coletas de dados, seja para conhecer uma determinada instituição, território, do município, é pertinente o levantamento dos “dados estatísticos”, ou seja, tudo o que envolve a coleta e analise de dados torna evidente a utilização dessa ferramenta denominada método estatístico.
Os indicadores sociais são ferramentas que demonstram as disparidades de cada região, de um determinado espaço gráfico, e possibilitam mapear as regiões mais ou menos desenvolvidas em diversos aspectos, como: econômico, politico, geográfico, sociais et..., e frente aos indicadores pode-se delimitar quais são as áreas de vulnerabilidade social.
Os indicadores sociais são constituídos em uma base de dados validados e com referencias de confiabilidade, os quais propiciam a analise do contexto pertinente a determinado território, evidenciando as prioridades de tomada de decisões diante das politicas publicas especificas ao público-alvo.
- Quais os tipos de gráfico que são utilizados no artigo? E sua importância.
Gráfico I : Setor ou Pizza, Dados que estejam organizados apenas em uma coluna ou linha em uma planilha podem ser plotados em um gráfico de pizza. Mostra o tamanho de itens em uma serie de dados, de modo proporcional a soma dos itens.
Grafico II: Setor ou Pizza, Os pontos de dados em um gráfico de pizza são exibidos como percentual de toda pizza.
Grafico III: Histograma, É composto por um conjunto de retângulos justapostos, em que suas bases localizam-se sobre o eixo das abscissas, de formas que seus pontos médios coincidam com os pontos médios dos intervalos de classe.(comportamento de seus dados)
...