Saúde E Educação Ambiental
Dissertações: Saúde E Educação Ambiental. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JOSEVALL • 17/9/2013 • 758 Palavras (4 Páginas) • 372 Visualizações
Educação Ambiental e Saúde, provando sua interdependência.
A Educação Ambiental e Saúde se concebem como um processo permanente em que os indivíduos tomam consciência de seu meio e adquirem os conhecimentos, os valores, as competências, as experiências e, também a vontade capaz de fazê-lo atuar individualmente e coletivamente, para resolver os problemas atuais e futuros do meio ambiente. Logo, podemos definir Educação Ambiental e saúde como um processo dependente de vários mecanismos no que se refere aos aspectos políticos, sociais, éticos e culturais. Nas palavras de Vaz (1997, p.153), saúde é entendida como:
Saúde é um universal concreto, é uma estrutura de organizações que consiste no conjunto de relações de produção de componentes, que tem como conteúdo a produção de congruência interna e externa dos corpos. Componentes que vão modificando, transformando as relações entre si, à medida que vão interagindo com o ambiente. Portanto, saúde constitui um sistema enquanto unidade concreta que transforma e faz desenvolver esse conjunto, essa rede de relações de produção de componentes que se expressa nas formas biológicas do indivíduo e nas estruturas das ações coletivas.
Cada vez mais as políticas de saúde pública vêm se ampliando e ganhando destaque na sociedade. Dessa forma, debates e ações envolvendo educação ambiental e saúde está sendo desenvolvida. Com isso, conclui-se que o interesse pelo tema Educação Ambiental e Saúde estão em constante ascensão, tanto no âmbito da comunidade científica, quanto no das comunidades em geral.
Com a crescente preocupação do homem em relação às questões ecológicas e aos graves efeitos de sua ação predatória sobre o planeta e sobre a própria espécie, a atenção à saúde se volta para um contexto mais amplo, levando em conta as relações estabelecidas com o ambiente físico e social. A dimensão ambiental abrangente pode ser uma oportunidade para superar, de vez, o enfoque sanitarista tradicional da educação em saúde, restrita às práticas centradas unicamente em regras de higiene pública e individual (Mohr & Schall, 1992, p.199).
É importante frisar que a Educação Ambiental visa a induzir dinâmicas sociais, promovendo a abordagem colaborativa e crítica das realidades socioambientais e uma compreensão autônoma e criativa dos problemas que se apresentam e das soluções possíveis para eles. São amplamente reconhecidas as relações entre as modificações do ambiente e suas influências na saúde para população. O enfoque ecossistêmico sobre o meio ambiente que abrangem desde os ecossistemas naturais que sofreram influências humanas mínimas até os ecossistemas intensamente manejados pelo homem, proporcionam um arcabouço conceitual adequado para a epidemiologia ambiental aplicada ao estudo das mudanças globais, isso tem se tornado cada vez mais motivo de debates em escolas, universidade e em instituições particulares.
A questão ambiental está diretamente relacionada à possibilidade de construção de uma vida com qualidade e saúde. Nessa perspectiva, ações em educação ambiental, pautadas em metodologias da educação popular em saúde, apresentam-se, dentre outros fatores, como uma perspectiva multidisciplinar de melhoria nos ambientes de vida.
Contudo, destaca-se que o ser humano, na busca por um falso
...