Servico socialista
Por: atilabernardes • 1/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.309 Palavras (6 Páginas) • 246 Visualizações
Etapa 2
A renovação do Serviço Social no Brasil ocorre a partir de 1965, quando a intenção de ruptura com os modelos tradicionais é demonstrada durante o I Seminário Regional Latino-americano do Serviço Social, que é realizado na cidade de Porto Alegre/RS. No difícil contexto histórico de Ditadura Militar o Brasil segue o exemplo dos países vizinhos como Chile, Uruguai e Argentina, os quais já viviam um momento de reconceituação da profissão. Vários fatores contribuem para essa intenção de ruptura do conservadorismo e a transição para a modernização das práticas do Serviço Social, mas o principal deles é a necessidade de atuação diante dos problemas sociais que surgem num período de industrialização acelerada, num momento em que novas políticas sociais são implantadas pelo regime de ditadura militar, nas áreas da saúde, educação e habitação. Novas demandas emergem da sociedade exigindo um profissional que possa atuar, de forma eficiente e racional, na prevenção de novos conflitos, fornecendo respostas aos novos desafios que surgem. Diante da incapacidade inicial de intervir de forma eficaz, na tentativa de diminuir os problemas sociais da realidade brasileira, os profissionais assistentes sociais promovem debates, analisando de forma crítica os elementos que constituem a profissão. Daí, a necessidade de organização da comunidade profissional em torno do aperfeiçoamento das metodologias de ação em uma perspectiva modernizadora da profissão. Essa perspectiva modernizadora é apresentada durante os Seminários de Teorização do Serviço Social: Seminário de Araxá (1967), onde essa perspectiva se afirma; Seminário de Teresópolis (1970), onde a perspectiva se afirma de forma mais fundamentada teoricamente e mais funcional em relação ao que pedia o regime de ditadura; Seminário de Sumaré (1978) e do Alto da Boa Vista (1984), nos quais essa perspectiva é deslocada e vai concorrer com as primeiras idéias da vertente fenomenológica e com a perspectiva de intenção de romper com os métodos conservadores. No Brasil, devido às condições sócio-políticas desfavoráveis, num contexto de ditadura militar, o Movimento de Reconceituação do Serviço Social, notadamente inspirado no pensamento crítico-dialético marxista, somente se mostrará possível no final da década de 70 para os anos 80, quando as condições sócio-políticas vão se mostrar favoráveis ao desenvolvimento de um novo projeto para o Serviço Social. O conservadorismo do Serviço Social perde força quando a classe operária, unida ao movimento estudantil e outros grupos sociais reprimidos socialmente, resolvem agir e partir para a luta, através de movimentos contra a exploração gerada pelo capitalismo e a conseqüente exclusão das classes menos favorecidas. A partir desses movimentos tem início a derrota da ditadura. Para entender como, de fato ocorreu esse processo de reconceituação do Serviço Social, é necessário rever alguns pontos essenciais: a perspectiva modernizadora, a reatualização do conservadorismo e a intenção de ruptura. Convém destacar algumas características da perspectiva modernizadora do Serviço Social: preocupação com a problemática do desenvolvimento e a relação deste com o subdesenvolvimento como processo contínuo e a teorização da profissão através da realização de seminários (Araxá, Teresópolis, Sumaré e Alto da Boa Vista) para discussão e reflexão sobre os novos rumos da profissão. Nesses seminários, promovidos pelo CBCISS (Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais), foram formulados documentos de extrema importância para o entendimento e comprovação histórica do Serviço Social, assim como para auxiliar os estudos de futuros profissionais da área. Em relação aos seminários realizados, é necessário destacar que os três primeiros (Araxá, Teresópolis e Sumaré) se prenderam mais ao estudo dos aspectos teóricos e práticos, com o objetivo de alcançar a cientificidade do Serviço Social. Quanto ao Seminário Do Alto da Boa Vista, em 1984, houve uma maior preocupação de aproximar a prática atual e os conceitos apresentados nos Documentos elaborados nesses Encontros, buscando entender o contexto político e ideológico em que ocorrem, visando à melhor compreensão do Serviço Social e sua identidade histórica, sócio-cultural e política. O Seminário do Alto da Boa Vista visa a acrescentar aos outros seminários realizados anteriormente (Araxá, Teresópolis, Sumaré), mais questões sobre a construção metodológica do Serviço Social. Vale ressaltar que as discussões em tais seminários geraram importantes documentos que constituem a base do conhecimento sobre a profissão e as alternativas de possíveis mudanças ao longo dos tempos. É importante citar que as reflexões expressas nos seminários, especificamente o realizado no Alto da Boa Vista, são essenciais para a formação do pensamento crítico dos profissionais de Serviço Social, os quais através de novas formas de abordagem e práticas concretas serão também responsáveis pela forma de pensar crítica do povo brasileiro. Durante o Seminário do Alto da Boa Vista ressalta a questão do ensino nas universidades, dentro do contexto histórico da época, em que o método dialético no Serviço Social, denunciando um “empobrecimento” no ensino, através da escassez iniciativas voltadas a pesquisas, com ausência de criatividade. O seminário do Alto da Boa Vista, o quarto realizado, tinha como intenção analisar os documentos de teorização elaborados anteriormente, em Araxá, Teresópolis e Sumaré, além de assessorar outros grupos de estudos para futura produção de trabalhos, com o propósito de selecionar esses novos trabalhos e produzir um quarto documento a partir dos dados coletados e discutidos anteriormente. No Encontro do Alto da Boa Vista, que realizou o IV Seminário de Teorização do Serviço Social, promovido pelo CBCISS, profissionais da área reuniram-se para debater sobre os fundamentos que orientam as práticas mais atuais. Foram formados três grupos de discussões e estudos sobre “Dialética”, enfatizando a importância do método dialético e sua utilização dentro do Serviço Social; o grupo da“Fenomenologia” e “Cientificidade”. A realização dos seminários mencionados remete à preocupação dos profissionais do Serviço Social, que comprometidos com uma ação crítica nas práticas profissionais, conseguem ao longo da história, romper com a idéia paternalista da profissão desde sua origem, igualando-a a outras profissões no sentido de construir uma consciência crítica diante da realidade social, contribuindo com isso para a formação de pensamento crítico de todo indivíduo como cidadão.
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