Serviço Social e Cotidiano
Por: carpedinha • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.582 Palavras (7 Páginas) • 199 Visualizações
Angra dos Reis, 14 de maio de 2016.
Relatório de Atividades
Instituição: Irmandade da Santa Misericórdia de Angra dos Reis-Hospital e Maternidade Codrato de Vilhena.
Endereço: Rua Dr. Coutinho nº84 Centro
Período: 05/04/16 à 23/05/16 Setor: Serviço Social
Supervisora de Campo: A. Social Josimar Antonia C. da Silva-Matr: 946
Assistente Sociais: Marilda Siqueira -Matr:1048
Silvia Helena P.da Fonseca- Matr:1671
Cleonice Bullé -Matr:123
Arlene Mattos - Matr:262
Estagiárias: Cláudia do Socorro C.S de Freitas e Janne Klécia D. de Almeida
APRESENTAÇÃO
A ROTINA E SUA CONTINUIDADE
Ao inicio foi apresentada a instituição e setores e seus respectivos supervisores técnicos e assim conhecendo suas especialidades como Clínicas Médicas Masculinas e Femininas, CTI e Maternidade e UTI Neo e alojamento.
Assim começamos a observar as atividades, oferecida pelo serviço social e logo participando do cotidiano diário e assim buscando adquirir a prática para participarmos ativamente nas atividades.
Atividades elas que iremos descrever resumidamente como tópicos, pois as mesmas são amplas, vamos citar algumas experiências vividas no nosso estágio.
- Clinicam Médicas: Masculina e Feminina
- Buscando informações na internação para atender os usuários novos, juntamente com a supervisão levantamos informações dos mesmos para iniciar com abordagem e acolhimento e assim caso aja necessidade para intervenção de modo familiar (ex: Idoso sem acompanhante) são feito contatos telefônicos para buscá-la da família.
- Cada paciente tem sua particularidade e neste momento a Assistente Social buscam atender os direitos são feitas orientações dos benefícios previdenciários (BPC ou INSS) e socioeconômicos para cada caso uma informação (ex: Melhor em Casa) uma equipe multidisciplinar que vão à residência para continuar o tratamento.
- Caso de óbito apoiar o familiar e quando a família não tem condições financeiras encaminhar para Ação social e pedir auxilia funeral.
- As Assistentes Sociais continuam assistindo os que permanecem nos leitos em longo prazo.
- O setor de Serviço Social nessa Instituição faz um papel muito humanizado, pois há um grande engajamento para todos os pacientes terem sua patologia bem assistidas.
- Os encaminhamentos de exames serem direcionados e transferências sucedidas e pareceres feitos pelos os profissionais da saúde dando uma resposta ao usuário e familiares.
- Verificando o quantitativo de acompanhantes para receber alimentação e informar ao refeitório.
- Horário e normas de visita das 14:00 às 16:00, três pessoas por vez incluindo o acompanhante.
- Não permitido entrada de menores de 12 anos, acompanhantes menores de 18 anos e a entrada de alimentos para pacientes sem autorização da nutricionista da Instituição e trajes inadequados. (short,top,vestido curto,trajes de banho).
- CTI
- O CTI tem por objetivo oferecer tratamento intensivo para que o paciente se recupere o mais rápido possível.
- Os pacientes encaminhados ao CTI são aqueles que por terem realizado cirurgias complexas e de longa duração, ou seu quadro clinico comece ficar critico que necessitem de observação cuidadosa 24 horas por dia.
- Transferências casos ajam a necessidade e pedir parecer feito pelos os profissionais da saúde dando uma resposta ao usuário e familiares.
- Um olhar humanizado aos familiares e orientar sempre caso aja necessidade.
- Horário e normas de visita das 15:30 às 16:00 e 02 pessoas por dia.
- Informar que não tem direito a acompanhante, pois se encontra em local apenas reservado para o paciente.
- Não permitido entrada de menores de 12 anos e trajes inadequados. (short, top, vestido curto, trajes de banho).
- Maternidade
- A Assistente Social com a equipe multidisciplinar oferece atenção humanizada, para que as gestantes possam ser sentir seguras e amparadas a dar à luz.
- Informar para gestante pela conscientização de seus direitos; (licença maternidade auxilia natalidade e para os pais sobre a licença paternidade).
- A valorização da presença de um acompanhante da escolha da mulher durante o trabalho de parto, geralmente são os Pais.
- Encaminhamento para a primeira consulta para ambos (mãe e o bebê ) na USB do seu bairro.
- No Alojamento Conjunto, o recém-nascido saudável, logo após o nascimento, permanece ao lado da mãe, 24 horas no mesmo ambiente, até a alta hospitalar. O Alojamento possibilita a prestação de cuidados assistenciais, permite a observação constante do recém-nascido pela mãe, oferece condições à enfermagem de promover o treinamento materno através de demonstrações práticas dos cuidados indispensáveis ao recém-nascido e favorece a mãe e a criança e os demais membros da família.
- Atualmente, a Maternidade possui uma quantidade razoável de leitos e foram atendidos 130 partos. (05/04/16 à 13/05/16).]
- A Rede Cegonha que foi implantada 30/06/2014, parceria veio da de um programa do Ministério da Saúde, realizado por meio do Incentivo de Adesão a Contratualização (IAC) do governo federal. É o diferencial,com o novo espaço e equipamentos novos são oferecidos um tratamento mais humanizado às Gestantes.
- Abordagem realizada, diariamente, pelo serviço social que são passadas informações de acompanhantes quem possuir o direito de ter (menor e caso clínicos com autorização do profissional da saúde) e sobre as normas do hospital.
- Verificando o quantitativo de acompanhantes para receber alimentação para informar ao refeitório.
- A Certidão de Nascimento é o documento que possibilita o exercício pleno da cidadania, o Hospital possui a Unidade Interligada de Registro Civil. A certidão de nascimento é emitida ainda no período de internação da criança também, e existem situações que pais procuram o outro cartório pedimos aos mesmos uma cópia para anexar no seu prontuário que irá para o arquivo.
- Horário e normas de visita das 14:00 às 16:00, e 03 pessoas por vez incluindo o acompanhante. É permitida a entrada dos pais na maternidade das 10:00 às 19:00.
- Não permitido entrada de menores de 12 anos, acompanhantes menores de 18 anos e a entrada de alimentos para pacientes sem autorização da nutricionista da Instituição e trajes inadequados. (short,top,vestido curto,trajes de banho).
- UTI Neo
- Seja por prematuridade ou por alguma patologia os RN são acolhidos na UTI Neo para receberem os medicamentos e alimentações necessárias.
- A Neo desta unidade também recebe RN que são rejeitados por suas mães, onde a equipe multidisciplinar atua dando todo apoio e tratamento adequado, onde permanecem na mesma até que a situação seja resolvida de maneira legal pela Vara de Infância e Juventude, pois são notificados pelas Assistentes Sociais que recebem a informação da própria genitora que não desejar o seu RN.
- (Alojamento das mãezinhas) O serviço social juntamente com a instituição oferece para as mães que se encontram com seu RN na Neo, uma forma de promover para puérpera o momento, mas confortante e para seu filho, pois assim tem como manter o elo da mãe e bebê utilizando o beneficia do alojamento tendo direito a manter-se perto e também recebendo alimentação.
- Assim a puérpera se faz presente para seu RN, em todo momento, agora os demais como o Pai e avós tem apenas o horário da visita.
- A mãe livre acesso, Pais todos os dias das 13:00 às 14:00 e das 19:30 às 20:00 e Avós (quartas/sextas/domingos) das 15:30 às 16:00.
- Não permitido entrada de menores de 12 anos e trajes inadequados. (short, top, vestido curto, trajes de banho).
- Conclusão Final
O Assistente social no ambiente hospitalar, devem sim sensibilizar os demais profissionais da saúde, para um olhar humanizado, pois todos os usuários estão no momento fragilizado ou pelas suas patologias ou de um familiar, ou nascimento prematuro de seu bebê ou outras dificuldades e buscam um melhor atendimento com dignidade e respeito. O serviço social deve assegurar os direitos desses,buscando sempre a melhor maneira de ajudar o usuário informando sempre que se faça necessário.Pois hoje ainda encontramos pessoas menos esclarecidas que geralmente são esquecidos isso acarreta um grande problema para o usuário que se prejudicam,devido a falta de esclarecimento perdendo direitos básico como BPC (Beneficio de Prestação Continuada) ou INSS ou Licença Maternidade e demais.
...