Sistemas funerários
Projeto de pesquisa: Sistemas funerários. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: magalih • 23/2/2014 • Projeto de pesquisa • 2.715 Palavras (11 Páginas) • 170 Visualizações
Sistemas Funerários
Professor:
Disciplina: Resíduos Sólidos II
Turma:
Curso: Saneamento
Florianópolis, Junho de 2012
Sumário
1- INTRODUÇÃO.....................................................................................................4
2- SISTEMAS FUNERÁRIOS E O MEIO AMBIENTE.........................................5
2.1- IMPACTOS AMBIENTAIS E SANITÁRIOS....................................................5
2.1.1- POLUIÇÃO DOS AQUÍFEROS......................................................................5
2.1.2- CONTAMINAÇÃO POR NECROCHORUME..............................................6
2.1.3- POLUIÇÃO PELAS TÉCNICAS DE CONSERVAÇÃO DE CADÁVERES............................................................................................................6
3- BREVE HISTÓRICO...........................................................................................7
3.1- SOCIEDADE HINDU.......................................................................................7
3.2- SOCIENDADE GREGA...................................................................................7
3.3- MESOPOTÂMICOS.........................................................................................8
3.4- INCAS...............................................................................................................8
4- O DESENVOLVIMENTO DOS SISTEMAS FUNERÁRIOS.........................9
5- SISTEMAS FUNERÁRIOS CONTEMPORÂNEOS.....................................10
5.1- CEMITÉRIOS HORIZONTAIS .....................................................................10
5.2- CEMITÉRIOS VERTICAIS........................................................................... 10
5.3- CREMATÓRIOS.............................................................................................10
6- SOLUÇÃO PARA OS IMPACTOS AMBIENTAIS.......................................12
7- REFERÊNCIAS................................................................................................13
1- INTRODUÇÃO
O serviço Funerário em sua conjuntura é um assunto que está diretamente ligado com á área de saneamento, visto que influi diretamente na qualidade da saúde da população e também implica na qualidade do urbanismo que se pretende em uma cidade, mesmo sendo um assunto pouco trabalhado tanto na área do curso, como também na área da engenharia sanitária.
Os sistemas funerários estão presentes na sociedade desde a antiguidade, muitos anos antes de cristo já havia a mumificação de corpos praticada no Egito bem como em outros lugares.Hoje ao redor do mundo existem vários tipos de sistemas funerários, desde os mais comuns como o sepultamento, até o lançamento de cadáveres queimados na água, como é o caso da índia.
Nesse trabalho abordaremos o tema mais especifico, quais os sistemas funerários mais utilizados no Brasil, e quais os impactos desses para com o meio ambiente.
2- SISTEMAS FUNERÁRIOS E O MEIO AMBIENTE.
Os cemitérios são um risco potencial para o ambiente. No Brasil, quase sempre, a implantação dos mesmos tem sido feita em terrenos de baixo valor imobiliário ou com condições geológicas, hidrogeológicas e geotécnicas inadequadas. Este cenário poderá propiciar a ocorrência de impactos ambientais (alterações físicas, químicas e biológicas do meio onde está implantado o cemitério) e fenômenos conservadores, como a saponificação.
Os impactos ambientais são mais frequentes nos cemitérios públicos, os quais, em geral, são implantados e operados de forma negligente.
O crescimento populacional tem gerado a necessidade de construção de mais cemitérios, sendo que existem locais totalmente inadequados utilizados com tal finalidade. Devido à falta de planejamento e metodologia adequada, cemitérios que se situavam em locais distantes das cidades, hoje fazem parte dela, propiciando o aparecimento de áreas de risco potencial ao meio ambiente.
Sabe-se que os cemitérios são graves fontes de contaminação das águas subterrâneas, pelo simples fato de serem laboratórios de decomposição de matéria orgânica, durante a qual está presente uma infinidade de micro-organismos. Denota-se desta forma a importância da preocupação com os mananciais subterrâneos, pois durante os últimos anos, este recurso começou a ser utilizado como forma complementar no sistema de abastecimento de água na maioria das grandes cidades.
2.1 IMPACTOS AMBIENTAIS E SANITÁRIOS
Os
...