Surgimento da organização e alguns aspectos importantes da história da empresa
Trabalho acadêmico: Surgimento da organização e alguns aspectos importantes da história da empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sillasnathan • 16/11/2014 • Trabalho acadêmico • 1.956 Palavras (8 Páginas) • 407 Visualizações
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 5
FATOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA DO SANTANDER 6
MODELO EMPRESARIAL 9
DENOMINAÇÃO E FORMA DE CONSTITUIÇÃO 10
NATUREZA E RAMO DE ATUAÇÃO 10
INFORMAÇÕES SOBRE O PORTE DA EMPRESA / FILIAIS 10
PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS 11
PRINCIPAIS PRODUTOS E PROCESSOS 11
COMPOSIÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO 11
PRINCIPAIS MERCADOS E, NO RAMO DE ATUAÇÃO, PRINCIPAIS SEGMENTOS DESSES MERCADOS ONDE SE ENCONTRAM OS CLIENTES ALVO. 11
PRINCIPAIS CONCORRENTES DA ORGANIZAÇÃO E ASPECTOS RELEVANTES DE CADA UM 12
AMBIENTE COMPETITIVO: POSICIONAMENTO COMPETITIVO DA ORGANIZAÇÃO, ATUAL E DESEJADO; PRINCIPAIS MUDANÇAS QUE ESTÃO OCORRENDO NO AMBIENTE COMPETITIVO QUE PODEM AFETAR O MERCADO OU A NATUREZA DAS ATIVIDADES. 13
RELACIONAMENTO COM O CLIENTE 13
CANAIS DE ACESSO DOS CLIENTES Á ORGANIZAÇÃO 13
FORMA COMO A ORGANIZAÇÃO TRATA OS DADOS SOBRE RECLAMAÇÕES, SUGESTÕES E SOLICITAÇÕES OBTIDAS POR SEU ATENDIMENTO. 14
REQUISITOS EXIGIDOS PELA ORGANIZAÇÃO DAS PESSOAS QUE INTERAGEM COM OS CLIENTES 14
PONTOS FORTES E FRACOS DA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO 14
MODO(S) DE A ORGANIZAÇÃO AVERIGUAR (AVALIAR) A IMPORTANCIA QUE OS CLIENTES DÃO A CADA ATRIBUTO POR PRODUTO OU SERVIÇO 15
FERRAMENTAS UTILIZADAS PARA OUVIR OS CLIENTES 15
MODO COMO A ORGANIZAÇÃO SELECIONA OS CLIENTES 15
DESAFIOS QUE A ORGANIZAÇÃO TEM ENCONTRADO EM RELAÇÃO AO TRATO COM OS CLIENTES 16
ANEXOS 17
CONCLUSÃO 18
REFERÊNCIAS 19
FOLHA DE APROVAÇÃO
_______________________________________
_______________________________________
______________________________________
INTRODUÇÃO
O trabalho a ser apresentado a seguir, trata-se de uma organização chamada Santander S.A.
A finalidade deste trabalho, visa o conhecimento do leitor para o surgimento da organização, e alguns aspectos relevantes da história da empresa.
Falar de uma instituição financeira é um tanto complexo, pois existem várias instituições concorrentes de peso, e escolher uma e focar nela foi um desafio para nossa equipe.
Foi interessante estudar sobre uma organização totalmente voltada para área financeira, pois podemos observar como é administrado e como é o mercado concorrente, pois é muito acirrado, isto despertou um lado crítico de quem participou da elaboração deste trabalho.
A pesquisa foi ralizada através de alguns dados encontrados no site da organização, e com o auxilio de uma gerente geral regional de uma das filiais da empresa.
FATOS QUE MARCARAM A HISTÓRIA DO SANTANDER
A história do Santander começou em 15 de maio de 1857, quando a Rainha Isabel II assinou o Real Decreto que autorizava a constituição do Banco de Santander. Desde o princípio o Santander foi um banco aberto ao setor estrangeiro, inicialmente ligado ao comércio entre o porto de Santander, no norte da Espanha, e a América Latina.
Entre os anos de 1900 e 1919, o Banco Santander dobrou seu balanço, ampliou seu capital para dez milhões de pesetas, aumentou sua renda, seu lucro chegou próximo a meio milhão de pesetas no exercício de 1917 e sua rentabilidade ficou acima da média das sociedades de crédito espanholas. Além disso, durante estes anos, foram fundados três grandes bancos espanhóis que com o tempo foram incorporados ao Santander: o Banco Hispanoamericano (1900), o Espanhol de Crédito (1902) e o Banco Central (1919).
Em fevereiro de 1920 Emílio Botín y López foi nomeado presidente fixo do Banco Santander.
O período de 1919 a 1939 foi crucial para o Santander. Em 1923, o banco transferiu sua sede para o edifício do Paseo de Pereda, fundou o Banco de Torrelavega e construiu uma modesta rede de pontos-de-venda, na província (a primeira em Astillero, em 1923) e fora dela (Espinosa de los Monteros, Lanestosa e Osorno, em 1924).
Em 1934 Emílio Botín Sanz de Sautuola y López foi nomeado diretor geral da instituição e em 1950 assumiu a presidência e impulsionou um grande processo de expansão por toda a Espanha que continuou durante os anos 60 com a aquisição de um grande número de bancos locais.
Em 1942 comprou uma pequena instituição, o Banco de Ávila, que permitiu instalar-se em Madri, que, já naquela época, era a capital financeira do país.
Em 1946 o Santander comprou seu velho rival em Santander, o Banco Mercantil.
Em 1947 foi inaugurado o primeiro escritório de representação na América, na cidade de Havana (Cuba), seguida de outras na Argentina, no México e na Venezuela, e também um escritório em Londres. Em 1956 foi criado o Departamento Latino-Americano do Banco.
Em 1957, quando completou 100 anos de existência, o Banco de Santander já tinha se tornado a sétima instituição financeira da Espanha.
Em 1960 Emílio Botín Sanz de Sautuola y García de los Ríos passou a fazer parte do Conselho de Administração do Banco. Durante este período comprou
o Banco del Hogar Argentino, primeira filial do Santander na América Latina e, em 1965, foi criado o Banco Intercontinental Espanhol (Bankinter).
Em 1967 Emílio Botín Sanz de Sautuola y García de los Ríos foi
...