Tecnologia da Informação e Comunicação, Leitura e Produção de Texto e Desenvolvimento Pessoal e Profissional
Por: Jailton Raniere • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 2.544 Palavras (11 Páginas) • 486 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Curso de Serviço Social
Disciplina: Tecnologia da Informação e Comunicação, Leitura e Produção de Texto e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
NOME: JAILTON RANIERE DO NASCIMENTO MELO
RA: 2805886317
NOME: DANIELE DOS SANTOS SILVA
RA: 2873903240
NOME: GIRLANE SOARES DE ANDRADE
RA: 1709124600
NOME: ANDRÉIA FABIANA FRANCISCA COSTA
RA: 2840289872
DESAFIO PROFISSIONAL: IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
PROFESSORA TUTORA EAD: Eliane de Paula
Recife/PE
2015
NOME: JAILTON RANIERE DO NASCIMENTO MELO
RA: 2805886317
NOME: DANIELE DOS SANTOS SILVA
RA: 2873903240
NOME: GIRLANE SOARES DE ANDRADE
RA: 1709124600
NOME: ANDRÉIA FABIANA FRANCISCA COSTA
RA: 2840289872
DESAFIO PROFISSIONAL: IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL
Atividade apresentada ao curso de Serviço Social da Anhanguera-UNIDERP, como requisito para a avaliação das disciplinas, Tecnologia da Informação e Comunicação, Leitura e Produção de Texto e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, para a obtenção e atribuição de nota do desafio profissional.
Recife / PE
2015
- INTRODUÇÃO
O presente texto tem como finalidade relatar o processo de conceituação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) com enfoque nos seus profissionais, nas ações desenvolvidas e nos sistemas de tecnologias da informação como subsídios para melhoria do trabalho do Assistente Social dentro do Equipamento. O objetivo é a elaboração de uma proposta para execução de um sistema de informação e assim dinamizar o atendimento realizado pelo mesmo no CRAS.
Para isso, buscamos de forma concisa descrevê-lo. O Centro de Referência presta atendimento socioassistencial, que fazem encaminhamentos ás redes de proteção social em cada localidade, é dirigido ao atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social e é um serviço continuo por eles desenvolvidos, tendo em vista que o seu principal propósito é garantir a possibilidade de realizações e aquisições de conhecimento e o fortalecimento de vínculos famílias, comunitários e a ampliação do acesso ao direito à cidadania.
- CONHECENDO O CRAS
O Centro de Referencia de Assistência Social é um órgão público responsável pelo atendimento e acompanhamento das famílias que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, prevenindo situações de risco social e violação de direitos. De acordo com a NOB-RH/SUAS (Norma Operacional Básica de Recurso Humanos do SUAS), que determina a estrutura organizacional do CRAS sendo: profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Sociologia e coordenador cujo perfil é técnico de nível superior, além da equipe uma equipe técnica de nível médio, devendo ser composta por servidores públicos efetivos.Isso está fundamentado na necessidade de baixa rotatividade, e assim garantir a continuidade, eficácia dos programas, serviços e projetos ofertados pelo CRAS. A quantidade de funcionários vai depender do número de famílias referenciadas ao CRAS, por exemplo: a partir de 2500 famílias, são dois técnicos de nível médio e dois com nível superior, sendo um assistente social e, preferencialmente, um psicólogo, já com 3500 famílias incluir um assistente social e em casos de 5000 mais um profissional de acordo com o NOB-RH/SUAS podendo ser antropólogo, pedagogo, terapeuta ocupacional, entre outros. Levando sempre em consideração que cada unidade de Assistência organiza sua equipe com suas características e objetivos, adequados as serviços que realizam de acordo com a realidade do território em que atuam e dos recursos que dispõem.
Os profissionais que formam a equipe do CRAS tem como função, receber e acolher as famílias, membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, atuar na defesa dos direitos humanos e sociais daqueles relacionados ás demandas de proteção social, vigilância social. Também informar e possibilitar a construção de indicadores das situações de vulnerabilidade e de risco que incidem sobre famílias /pessoas, conhecer as famílias beneficiadas do Beneficio de prestação continuada (BPC) e do programa Bolsa Família (PBF), Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e encaminhar as que ainda não estão beneficiadas. Além disso, acompanhar as famílias em grupos de convivência, serviço sócio educativo, proteção pró ativa por meio de visitas às famílias que estejam em situações de maior vulnerabilidade, encaminhar as famílias e indivíduos para aquisição dos documentos civis fundamentais para o exercício da cidadania, acompanhamento feito pelo CRAS para serviços de proteção básica e de proteção social especial, se for o caso, produção e divulgação de informações de modo a oferecer as famílias, como programas e projetos SUAS, Bolsa Família e o BPC, sobre órgãos de defesa de direitos, serviços públicos de âmbito local, municipal, Distrito Federal, regional da área metropolitana e ou micro região do estado.
Os serviços ofertados pelo CRAS são de suma importância para as pessoas em situação de risco, oferecendo atendimento e acompanhamento Sociofamiliar e encaminhamentos; Benefícios Eventuais (Cesta Básica); Auxilio Funeral; Orientação sobre inclusão em Programas, Serviços e Benefícios Sociais; Visita domiciliar; Atendimento para inclusão no Cadastro Único (CadÚnico); Orientação para defesa de direitos; Organização de ações em rede(reuniões com rede socioassistencial, campanhas e ações comunitárias.) e encaminhamento para cursos do Pronatec, reuniões temáticas, palestras, atividades com grupos de idosos, grupos de convivência, crianças, gestantes, família, etc., cursos com geração de emprego e renda, acompanhamento de casos da justiça /Ministério publico, entre outros, como atendimento do PETI e execução de projetos.
...