Teoria Da Adm
Artigo: Teoria Da Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fatimasilp • 18/9/2013 • 950 Palavras (4 Páginas) • 344 Visualizações
Teorias Principais Estudiosos Principais Idéias Como o homem (trabalhador) era considerado Exemplo de utilização nos dias atuais
Teoria da Administração Cientifica Frederick Winslow Taylor Racionalização do trabalho no nível operacional Racional, padronizado, trabalho artesanal. Superespecialização do funcionário - Com a divisão de tarefas, a qualificação do funcionário passa a ser supérflua. Dessa forma, o funcionário executa tarefas repetidas, monótonas e gera uma desarticulação do funcionário no processo como um todo;
Teoria Clássica Hemry Fayol Organização Formal; Principios gerais da Administração e Funções do Administrador. Econômico, precisa de incentivo e iniciativas. O Sistema Único de Saúde (SUS) temos os princípios de integralidade, equidade e resolutividade geram demandas gerencias diferenciada, exigindo mudanças na organização e gestão do trabalho para sua concretização.
Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Organização informal; Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo; Homem social, objetivo era estimular comportamentos que reforcem sua racionalidade específica.
Não obstante, a determinação clara de objetivos nos obriga à análise das formas de ação. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o desafiador cenário globalizado cumpre um papel essencial na formulação dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. Do mesmo modo, a constante divulgação das informações obstaculiza a apreciação da importância das regras de conduta normativas. Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se a execução dos pontos do programa assume importantes posições no estabelecimento dos modos de operação convencionais, como por exemplo, a Microsoft, McDonald's e a Elma Chips.
Teoria Neoclássica Peter F. Drucker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph C. Davis, Louis Allen e George Terris.
Ênfase na prática da administração, reafirmação relativa, ênfase nos princípios clássicos da administração, ênfase nos resultados e objetivos, e o ecletismo aberto e receptivo. Ser isolado com incentivos materiais e salariais. Racional e voltado para o alcanc dos objetivos, estão presentes no sistema de produção e montadoras Ford, Volksvagem;General Motors;
Modelo Burocrático Max Weber Ênfase na prática da administração, reafirmação relativa, ênfase nos princípios clássicos da administração, ênfase nos resultados e objetivos, e o ecletismo aberto e receptivo. Racionalidade Organizacional; A facilidade de substituição daquele que é afastado e os critérios de seleção apenas por competência técnica garantem a continuidade do sistema burocrático, e este último evita o nepotismo. O trabalho é profissionalizado, assim os funcionários são treinados e especializados pelo seu mérito. A profissão de funcionário de tipo burocrático supõe um emprego fixo e uma carreira regular; O desempenho de cada cargo por parte dos funcionários burocráticos pressupõe uma grande especialização na execução das suas tarefas e trabalho.
Teoria Estruturalista Ferdinand Saussure, Análise intra-organizacional e análise ambiental; abordagem de sistema aberto. Neste caso, o homem, inserido nas organizações, não pode ser pensado como um ativo que pode ser substituído pela máquina, de fato, algumas tarefas passaram a ser realizadas por máquinas, entretanto, o cérebro humano ainda é o que oferece voz de comando para o trabalho automatizado. O trabalho nos dias atuais é mais intelectualizado e menos braçal. Por isso, torna-se de fundamental importância, o planejamento estratégico de recursos humanos, para que se possa utilizar da melhor forma possível o que os sujeitos têm a oferecer e com isso, a organização consiga sobreviver às incertezas e constantes mudanças do mercado atual.
Teoria Comportamental Abraham H. Maslow; Herbert Alexander Simon, Estilos de Administração; Teoria das decisões; Integração dos objetivos organizacionais e individuais; o operário não reage como indivíduo isolado; a tarefa da administração é formar líderes capazes de compreender, comunicar e persuadir; e a pessoa é motivada essencialmente pela necessidade do trabalho em equipe. A teoria tradicional da motivação, surgida de um movimento científico da administração na virada do século, baseia-se na suposição de que o dinheiro é o principal motivador. Se a recompensa financeira for grande, os trabalhadores produzirão mais. Desse modo, as recompensas financeiras devem estar relacionadas diretamente ao desempenho.
...