Teorias Administrativas
Trabalho Escolar: Teorias Administrativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rodghere • 18/9/2013 • 280 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
As principais escolas de administração que sugiram no decorrer da história são:
- Escola Clássica: Tem esse nome porque seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da administração, na transição para o século XX. Eficiência, organização e processos produtivos são seus os conceitos principais. Seus integrantes são:
Frederick Winslow Taylor, movimento da administração científica, eficiência, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de fazer as tarefas. Henry Ford, linha de montagem; produtos, peças e trabalhadores padronizados; eficiência do processo produtivo. Henri Fayol, administração como processo, com identidade e papel dos gerentes e do executivo principal; diretrizes sobre como administrar. Max Weber, burocracia como forma de autoridade, eficiência da burocracia, tipo ideal de burocracia, organização como máquina burocrática.
Escola Neoclássica: Foi o movimento em que a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade. Seus integrantes são:
Pierre Du Pont e Alfred Sloan, suas principais ideias são estruturação das grandes corporações em unidades de negócios, para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado; planejamento estratégico; avaliação do desempenho da empresa como todo; centralização do planejamento e descentralização da execução; unidades centrais de apoio.
Escola comportamental: Seus integrantes são filósofos da Grécia que fizeram as primeiras tentativas de entender as pessoas. O humanismo – a colocação dos interesses das pessoas em primeiro lugar.
Pensamento sistêmico: Com o pensamento sistêmico passamos a enxergar totalidades, não apenas componentes isolados, tendo a visão ampliada capaz de lidar com sistemas complexos, linha de montagem, cadeia de suprimentos, gerenciamento de projetos são exemplos claros. É um pensamento capaz de entender e manejar a complexidade, desde que você consiga estabelecer limites para sua observação. Aprender a definir limites é parte do processo de dominar a ferramenta sistêmica.
...