Teorias Sociológias 2
Por: tfrm • 11/4/2018 • Relatório de pesquisa • 512 Palavras (3 Páginas) • 130 Visualizações
[pic 1]
Serviço Social, 2018.1
Teorias Sociológias 2
Docente: Breno Augusto Souto Maior Fontes.
Discentes: Bruna Kaliny Sena Benigno e Joyce Mirella Rodrigues da Costa.
O termo desigualdade social refere-se a processos relacionais na sociedade que têm o efeito de limitar ou prejudicar o status de um determinado grupo, classe ou círculo social. Compreende –se diversos tipos de desigualdades, que se manifestam no acesso aos direitos de voto, a liberdade de expressão e de reunião, a extensão dos direitos de propriedade e de acesso à educação, saúde, moradia de qualidade, etc.
A desigualdade de gênero está baseada em distinções sociais e culturais entre homens e mulheres que convertem as diferenças sexuais biológicas em hierarquias de poder, status e renda. A sociedade espera que tanto as mulheres como os homens se comportem de acordo com o papel social estabelecido pela cultura, no qual, tradicionalmente, o papel estereotipado da mulher é o da esposa, mãe e dona de casa que se espera que seja amável, atenciosa, carinhosa, simpática e, além disso, bela e atraente. Já o papel estereotipado do homem é o do provedor financeiro do lar e da família em que se espera que ele seja forte, independente, corajoso e ambicioso, que consiga controlar suas emoções e que seja o iniciador de qualquer contato sexual. Tais estereótipos são considerados noviços, pois alimentam uma cultura preconceituosa que se baseia na supervalorização das características físicas associadas somente ao sexo masculino
A discriminação contra mulheres é ilegal no Brasil, nos Estados Unidos e em muitos outros países. No entanto, mesmo em tais países, o papel social da mulher não é igual ao do homem. Sabe –se que o homem costuma ser mais bem pago que a mulher, mesmo que ambos tenham o mesmo emprego e desempenhem o mesmo serviço da mesma forma, segundo pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres ganham um salário em média 30% menor do que o salário dos homens devido a motivos culturais preconceituosos.
Dentre as formas de combate a respeito dessa desigualdade há um movimento social que luta pelos direitos das mulheres e das minorias, o Feminismo. Tal movimento é uma força sociopolítica bastante poderosa. O feminismo afirma que devem ser dadas às mulheres as mesmas oportunidades – econômicas, políticas e sociais – que são dadas aos homens. Além do feminismo, podemos ver algumas iniciativas institucionais para aumentar a presença feminina nas empresas de tecnologia, tendo em vista que as mulheres são hoje minoria na área de tecnologia e nas maiores empresas do mundo no ramo, como Google e Facebook. Algumas mídias sociais também se faz bastante presente nesse combate; campanhas conscientizadoras são de suma importância e acarretam no levantamento de debates sobre a questão da desigualdade de gênero. Mas há ainda um longo caminho para que tais desigualdades sejam eliminadas de fato.
...