TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terminologia básica de contabilidade

Projeto de pesquisa: Terminologia básica de contabilidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.067 Palavras (5 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 5

Terminologia Contábil Básica

Para facilitar o entendimento da sistemática de apuração de custos é necessário compreender o significado dos principais termos utilizados:

• Gasto: entende-se por gasto o compromisso financeiro assumido por uma empresa na aquisição de bens ou serviços. Podendo o gasto ser definido como gasto de investimento, quando o bem ou serviço for utilizado em vários processos produtivos, e como gastos de consumo, quando o bem ou serviço for consumido no momento mesmo da produção ou do serviço que a empresa realizar. Dependendo da destinação do gasto de consumo, ele poderá converter-se em custo ou despesa.

• Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

• Custo: São os gastos, não investimentos, necessários para fabricar os produtos da empresa. São os gastos efetuados pela empresa que farão nascer os seus produtos. Portanto, pode-se dizer que os custos são os gastos relacionados aos produtos, posteriormente ativados quando os produtos objeto desses gastos forem gerados. De modo geral são os gastos ligados à área industrial da empresa.

• Despesa: Bem ou serviço consumidos direta ou indiretamente para a obtenção de receitas.

• Investimento: São todos os bens e direitos registrados no ativo das empresas para baixa em função de venda, amortização, consumo, desaparecimento, perecimento ou desvalorização. Assim , quando se comparam materiais, realiza-se um investimento em estoque. O consumo na fabricação de um produto ou na realização de um serviço gera um custo, assim como o consumo nas divisões administrativas ou de vendas gera uma despesa. Do mesmo modo, a aquisição de uma máquina gera um investimento no imobilizado. Pela depreciação teremos um custo ou despesa.

• Perda: consumo de bens e serviços de forma anormal ou involuntária. Exemplos:Perdas com Incêndios, Gasto com Mão de Obra durante um Período de Greve, Estoque Obsoleto, etc.

• Desembolso: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.

Exemplificando, consideramos a compra de uma matéria-prima. A compra em si (a vista ou a prazo) é um gasto. Ao abastecer o estoque de matéria-prima, temos um investimento (pois o material ficará estocado até que seja requisitado para consumo, isto é, aplicado na produção de um bem). Ao requisita-lo do estoque e aplicá-lo na produção, temos a ocorrência do custo. Ao concluir o produto e estoca-lo para venda, temos novamente um investimento no estoque (estoque de produtos acabados). Para realizar a venda do produto, os gastos incorridos serão considerados despesas, como também os gastos incorridos na administração da empresa.

Assim, os custos são a parcela do gasto ligado à produção, como mão-de-obra da área fabril (a mão-de-obra compreende qualquer funcionário de uma empresa que trabalhe no processo de fabricação ou em funções administrativas da divisão fabril. O custo da mão-de-obra corresponde à somatória dos gastos com salários e encargos sociais), matéria-prima (a matéria-prima compreende os materiais usados no processo de fabricação, transformados em produtos), aluguéis de prédios da fábrica, depreciação de máquinas e instalações fabris, energia elétrica consumida na fábrica, etc. Despesa é a parcela do gasto não ligado à produção, como mão-de-obra dos departamentos de administração e de vendas, comissões de vendedores, aluguéis de escritórios, depreciação de móveis e utensílios, manutenção e depreciação dos prédios administrativos, etc.

Quadro Resumo: Terminologia Contábil.

TERMO

DEFINIÇÃO

DESEMBOLSO Pagamento resultante da aquisição de um bem ou serviço.

GASTO

Compromisso financeiro assumido para aquisição de bens e serviços.

INVESTIMENTO Gasto com bem ou serviço registrados no ativo das empresas, em função de sua vida útil e da sua destinação.

CUSTO Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços, relacionados com a atividade de produção.

DESPESA Gasto com bens e serviços que não estejam relacionados diretamente com a produção, mas realizados para a obtenção de receitas.

PERDA Gasto não intencional decorrentes de fatores externos ou fortuitos.

ATIVIDADE 2 : Classifique os itens adiante em Custo, Despesa, Perda ou Ativo ( Investimento ):

Itens Classificação

Compra de matéria-prima Investimentos

Consumo de energia elétrica (fábrica) Custo

Consumo de energia elétrica (escritório) Despesa

Mão-de-obra direta Custo

Consumo de combustível dos veículos de entrega Despesa

Telefone – Conta Mensal Despesa

Consumo de água (fábrica) Custo

Salário (pessoal do faturamento) Despesa

Aquisição de máquinas Investimento

Depreciação das máquinas de produção Custos

Retirada de materiais do almoxarifado (MP e produtos de produção) Custo

Retirada de Materiais do Almoxarifado (material de escritório) Despesa

Consumo de Materiais Diversos na Administração Despesa

Honorários da Administração Despesa

Honorários do Diretor Industrial Custo

Depreciação do Prédio da Empresa (fábrica) Custo

Depreciação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com