Trabalhador social, licenciado em trabalho social
Artigo: Trabalhador social, licenciado em trabalho social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marriez • 5/8/2014 • Artigo • 204 Palavras (1 Páginas) • 376 Visualizações
O Assistente Social, Licenciado em Serviço Social é um profissional qualificado com competências de nível superior que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.
Como campos de atuação profissional podem ser citados: equipamentos da rede de serviços sociais e urbanos das organizações públicas, empresas privadas e organizações não governamentais como: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; movimentos sociais; instâncias de defesa e de representação política.
ORIGEM
Em 1844, Karl Mager tematizou a questão da "pedagogia social" na publicação alemã „Pädagogischen Revue“1 . Na prática, a profissão surge em Londres, Inglaterra e em 1898, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos. Com a ascensão da sociedade burguesa com o aparecimento de classe sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma, a classe dominante exerceria um certo controle sobre os proletários. No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma.
...