Trabalho de Etica
Por: 13897546779 • 14/1/2016 • Trabalho acadêmico • 580 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL |
Tacielle Rufino da Cunha
REFLEXÃO FILME CRASH NO LIMITE
Trabalho apresentado à disciplina de Ética e Serviço Social da Faculdade de Serviço Social – Universidade Federal de Juiz de Fora.
Profª. Ana Maria
Juiz de Fora
Janeiro/2016
Reflexão do filme Crash no Limite
O filme Crash no limite aborda o preconceito, discriminação e desigualdade social entre pessoas na cor negra, branca, pela religião e pela condição social. O filme mostra claramente a violência e o preconceito que estão entranhados no nosso cotidiano.
A discriminação também se baseia nas classes mais pobres inferiores; pois quem julga normalmente é o sujeito que não tem moral para julgar ninguém e um conceito formado antecipadamente e sem fundamento que se discrimina antes de conhecer. Há várias cenas que mostra claramente essa realidade, uma delas e quando a esposa e o seu marido são assaltados por dois homens negros, que roubam o veículo deles, que foram julgados antecipadamente pela sua cor e pela condição social.
A passagem no filme que me chamou mais atenção,foi no momento em que Jean cai da escada e a única que a ajuda e a sua empregada, de classe social baixa, de outra etnia e de aparência simples. Observei que são uma das características vivenciadas no filme.
Outra trama revoltante, quando o policial está patrulhando uma rua e observa um carro que se encontra um casal de negros. No momento da revista, policial aproveita o poder de autoridade para abusar da esposa, e o marido presencia o abuso sem tomar nenhuma atitude. Por conseqüência do trauma sofrido, ela sofre um acidente que quase houve um desfecho trágico, por causa do marido que pensou em si próprio por causa da sua imagem no trabalho. Isso mostra claramente que o preconceito também está associado diretamente com a relação do poder.
O filme Crash no limite, me fez pensar sobre o nosso cotidiano e realidade na nossa sociedade capitalista preconceituosa e racista. Independentemente das diferenças somo todos iguais e aptos de ajudar uns aos outros, atualmente, as regras e valores já não possuem mais a mesma firmeza, vivemos em um tempo de quebra de modelos e normas.
Portanto, os seres humanos, precisam passar por um processo de amadurecimento, saber quais são seus limites, para tornar-se capaz de se envolver de forma verdadeiramente uns com os outros e com a humanidade. O ideal seria viver harmonicamente, preservando os valores de respeito vida e solidariedade.
...