Trabalho de politicas
Por: Serviço Social • 30/5/2015 • Trabalho acadêmico • 525 Palavras (3 Páginas) • 2.658 Visualizações
1. Considerando os princípios e diretrizes da Reforma Psiquiátrica e da Política Nacional de Saúde Mental, como se concretiza o desafio de prestar cuidado aos usuários de drogas? No cotidiano de trabalho, como se percebe a influência da Reforma Psiquiátrica, na oferta de cuidado, na área de álcool e outras drogas?
R:Os desafios estão na falta de recursos nas extensões das redes precária dos três níveis de gestões do SUS; no projeto ético político profissional que está articulado ao projeto da reforma sanitária na referência da compreensão se realmente o profissional está dando respostas qualificadas ás necessidades apresentadas pelos usuários de serviços em formular estratégias que busquem reforçar ou criar experiências nos serviços da saúde ; na divulgação dos conhecimentos cientifico sobre a saúde metal comunitária; facilitar o acesso de todo e qualquer usuários aos serviços de saúde nas instituições; Construir e efetivar conjuntamente com outros profissionais nos espaços nas unidades de saúde que garantam a participações popular nas decisões a serem tomadas e; estar sempre dispostos a procurar reciclagem na busca da assessoria técnicas e sistematizar os trabalhos desenvolvidos estando atento sobre a possibilidade de investigações sobre temáticas relacionadas a saúde .
2. Tendo em vista os fundamentos da Reforma Psiquiátrica, que considerações podem ser feitas sobre a valorização das internações em longo prazo (e fechadas), com o único objetivo da abstinência, como forma de tratamento para usuários de drogas?
R:Direito dos usuários expressos na lei n° 10.216/2001 e na declaração dos direitos do paciente mental da ONU(1991). O paciente desse ser informado das formas de tratamento das redes de serviços os métodos terapêuticos os acessos as políticas sociais ; dos trabalhos desenvolvidos em equipe de profissionais como um todos de uma bom êxitos no que se desejam de melhor para os usuários e suas famílias não podendo ser de forma isolada .Em que as internações deve ser vistas como último recurso no atual modelos assistencial .
Os tipos de modalidades de internações: voluntária são aquelas que o próprio paciente concorda com modalidade do atendimento; internação involuntária são requeridas por familiares ou responsável legais independente da vontade do paciente e ; a internação compulsória que é determinada pelo judiciário ode todas essas internações são prescritas pelo médicos e obedecem os prazos e formas adequadas com os princípios da reforma psiquiátrica a seguir requisitos legais .
3. Que reflexões podemos fazer sobre o aumento do número de internações compulsórias, como forma de tratamento e suas implicações no campo da defesa dos direitos dos usuários?
R: Existindo enumeradas dificuldades nas aplicações adequadas da lei 10.216/2001 com as suas modalidades possíveis de internações psiquiátricas onde deve obedecer aos limites definidos pela lei; sendo necessário laudo médico circunstanciado nas características dos motivos ( artº 6° caput 3 º ) determinada a paciente sem família; em analisar os relatos ocorridos para ser identificados a forma mais adequada ao tratamento a partir da demanda do Ministério Público ou da Defensória Pública ; o judiciário exige a internação baseado em laudo da saúde. Na conscientização da famílias e usuários nas aplicações
...