Trabalhos De Meio Ambiente
Pesquisas Acadêmicas: Trabalhos De Meio Ambiente. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jacare • 25/9/2013 • 436 Palavras (2 Páginas) • 523 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem relatar, conceitos e as particularidades e as legislações que regem o licenciamento ambiental. Para melhor operacionalização e para atender os critérios estabelecidos pela legislação ambiental, o licenciamento é dividido em etapas e cada uma delas tem como finalidade a emissão de licenças que permitirão a localização, instalação e operação do empreendimento em uma determinada área. Quais órgãos concedem o licenciamento ambiental, sendo dividido em três esferas, Federal, Estadual e Municipal. Além do compromisso estabelecido entre empreendedor e o poder público, relatado em tal documento de cumprimento de leis, de direitos e deveres, atendendo assim as exigências, tendo objetivo da criação deste instrumento é a conciliação do desenvolvimento das atividades humanas com o respeito ao meio ambiente.
Em linguagem técnica, o lixo produzido pelas cidades é chamado de resíduos sólidos urbano e abrange o que é gerado pelas residências, denominado resíduos domiciliar. É produzido diariamente e reflete o nível de educação e cidadania do povo. Pode poluir o solo, as águas e o ar, além de causar poluição visual. Outros impactos ambientais produzidos pelo lixo são maus odores, entupimento das redes de drenagem, assoreamento, desvalorização das áreas e gases de efeito estufa- GEE. Vamos entender melhor o que são resíduos sólidos: É todo e qualquer tipo de resíduo no estado sólido e semi-sólido, produzido e descartado pela atividade humana de origem doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, industrial e de varrição. A decomposição da matéria orgânica presente no lixo produz o chorume, que é um líquido de cor escura e odor desagradável e que pode contaminar as águas e o solo. O lixo é um ambiente favorável ao aparecimento de agentes causadores(infectantes) e transmissores(vetores) de doenças. Este é um aspecto preocupante porque é um problema de saúde pública. Uma área contaminada pode ser definida como um local ou terreno onde é comprovada a poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que foram depositados, enterrados, armazenados ou infiltrados de forma planejada, natural ou acidental. Nessa área, os possíveis poluentes ou contaminantes podem localizar-se em subsuperfícies nos diversos compartimentos do ambiente, como por exemplo no solo, nos sedmentos, nas rochas, nos materiais utilizados para aterrar os terrenos, nas águas subterrâneas ou, de uma forma geral, nas zonas não saturadas e saturadas. Além disso, há possibilidade de se concentrarem nas paredes, nos pisos e nas estruturas de construções. A origem dessas áreas contaminadas está de certa forma relacionada ao desconhecimento no passado de procedimentos seguros para o manejo de substâncias perigosas, tendo como consequência a ocorrência de acidentes ou vazamentos durante o desenvolvimento do processos produtivos, de transporte ou armazenamento de matérias primas e produtos.
...