UBERIZAÇÃO: A ERA DO TRABALHADOR JUST-IN-TIME?
Por: Gabi Soares • 26/3/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 433 Palavras (2 Páginas) • 181 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
Nome: Gabrielle Soares Alves de Souza Matrícula: 20200056157
Disciplina: Trabalho e Sociabilidade
Professora: Patrícia Freitas
ATIVIDADE 4 - Elaborar um/a pequeno/a resumo/fichamento/resenha, em word, do texto: ABILIO, L. C. Uberização: a era do trabalhador just-in-time?.
UBERIZAÇÃO: A ERA DO TRABALHADOR JUST-IN-TIME?
A uberização do trabalho é uma evolução das relações de trabalho em que os contratantes atendem às necessidades específicas e temporárias de empresas ou indivíduos que prestam serviço. Além disso, a uberização não é inflexível em termos de preços, embora algumas empresas que adotam esse modelo utilizem algoritmos para definir o tempo e o preço do serviço, o provedor de serviço e a empresa podem negociar o valor da cobrança. Esta forma de trabalho traz consigo uma flexibilização da forma de trabalho, fazendo que o trabalhador se sinta seu próprio chefe, um empreendedor, ou seja, fazendo-o se sentir autônomo. Ademais, um ponto com que faz mais pessoas adotarem este tipo de serviço é pela desburocratização, a contratação de profissionais no modelo Uber é muito mais simples. O processo seletivo, os exames para admissão entre outros processos do tipo, foram cancelados, isso diminui a distância entre a escolha do profissional ideal e o início de sua contribuição para o desenvolvimento do negócio, aumentando a demanda por novos tipos de empregos, as próprias pessoas querem ter um novo trabalho diário, ter autonomia nas tarefas e podem escolher quando querem trabalhar.
No entanto, apesar de modelo de trabalho trazer uma nova modalidade se prestar serviços, ele também carrega consigo a precarização do trabalho. Quando essa pessoa não tem vínculo empregatício formal, perde de certa forma proteção trabalhista, pois não recebe horas extras, nem férias e pode trabalhar muito mais do que a lei exige, sem contar as horas de trabalho por longas escalas são prejudiciais à saúde física e mental. Apesar disso, os números de indivíduos buscando por esse emprego só aumenta, devido ao ambiente pandêmico em que se encontra a sociedade atual. Consequentemente, muitas pessoas foram demitidas de seus empregos por conta da contaminação pelo covid-19, deste modo, recorrer a este tipo de trabalho maximiza a oportunidade de vagas e minimiza o desemprego.
REFERÊNCIA:
ABILIO, L. C. Uberização: a era do trabalhador just-in-time?. Estud. av., São Paulo, v. 34, n. 98, p. 111-126, abr. 2020. Disponível em: . Acesso em 14 dez. 2021.
...