TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÁREA DE ATTRACTIVIDAD ATRATIVA ATLÂNTICA

Tese: ÁREA DE ATTRACTIVIDAD ATRATIVA ATLÂNTICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  Tese  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

2. ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL DO ATLÂNTICO

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e considerada o sistema mais importante gerador de precipitação sobre a região equatorial dos oceanos Atlântico, Pacifico e Índico, assim como sobre as áreas continentais adjacentes.

Considerando a região do Atlântico Equatorial, a ZCIT migra sazonalmente, em anos considerados normais, de sua posição mais ao norte, durante agosto-setembro, para sua posição mais ao sul, durante março-abril. Essa migração sazonal da ZCIT, associada aos fatores que causam o fortalecimento ou enfraquecimento dos alísios de nordeste e sudeste, tem papel importante na determinação da estação chuvosa do norte da região nordeste.

2.1 ASPECTOS METEOROLÓGICOS CARACTERÍSTICOS DA ZCIT

Um conjunto de variáveis meteorológicas que atua sobre a faixa equatorial dos oceanos pode definir a ZCIT: a Zona de Confluência dos Alísios (ZCA), a região do cavalo equatorial, as áreas de máxima Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e de máxima convergência de massa, e a banda de máxima cobertura de nuvens convectivas.

Nos últimos anos, vários autores mostraram que a confluência dos ventos e a convergência de massa em baixos níveis, associadas à ZCIT, em especial na região do Atlântico Tropical, favorecem o transporte de umidade e o aumento da convecção sobre o norte da América do sul, em particular sobre o NEB. Nessa área, os máximos de precipitação ocorrem em março e abril, meses nos quais esse sistema atua de maneira mais regular.

Uma característica importante apresentada no estudo de Waliser e Gautier (1993), consiste na migração sazonal durante o ciclo anual da ZCIT, que varia de maneira distinta, dependendo da região do globo. Na África, por exemplo, a ZCIT acompanha o ciclo solar, podendo se deslocar entre 10◦N a 10◦S. Nas regiões dos oceanos Pacífico Leste e Atlântico, o ciclo anual da ZCIT é similar. Em ambos os oceanos, contudo, observa-se que a banda principal é notada no HN e, em alguns dias, ocorre uma banda secundária no HS.

Segundo UVO (1989), a formação de uma banda dupla da ZCIT mostrou-se relacionada com anos chuvosos no NEB (março e abril). Nessa época do ano, a ZCIT atinge sua máxima inclinação SW-NE e influencia, com aumento das chuvas, principalmente o setor norte do NEB.

Outro aspecto relacionado à variação da posição da ZCIT no Atlântico Equatorial consiste na interrupção de seu deslocamento para o sul, retornando aproximadamente 1,5◦ para o norte e voltando novamente para posições mais ao sul. Essa variação latitudinal da ZCIT foi denominada por UVO (1989) como “saltos da ZCIT”, que geralmente ocorrem nos meses de fevereiro e março, particularmente em anos secos.

Importância do fenômeno: Relevante na determinação do clima tropical.

Área e época de atuação: A localização varia com o tempo. A marcha anual da ZCIT tem, aproximadamente, o período de um ano, alcançando sua posição mais ao norte durante o verão no hemisfério norte, e a sua posição mais ao sul durante o mês de abril.

Principais características: Encontro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com