Ética nas Organizações
Por: dutra25 • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 341 Palavras (2 Páginas) • 152 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Aula-tema 05: Consciência Ética
NOME | |
RA |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho
Aula-tema 05: Consciência Ética
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina de Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor
Anhanguera Educacional
2015
Introdução
O tema responsabilidade social, a ética vivida nas empresas, anda lado a lado no ambiente corporativo, organizacional, no entanto para que haja ações sociais, as organizações devem ter seu código de ética levado á sério.
“Responsabilidade Social: a ética vivida nas Organizações”
Hoje, á uma grande necessidade de encontrar soluções, rápidas e eficazes para os problemas ambientais e sociais, quando falado em ética nas empresas é necessário entender que a ética é fundamental para o relacionamento interpessoal, não só no trabalho, mas na sociedade como um todo.
O primeiro dever ético de qualquer pessoa ou organização é o cumprimento a lei.
Para tanto criou-se a norma nacional ABNT NBR 16001, que estabelecer alguns requisitos mínimos relativos a um sistema de gestão (políticas e objetivos) de responsabilidade social, que inclue empresas pequenas, médias e grandes e de todos os setores (governo, ONG’s e empresas privadas), devem respeitar as comunicações tanto internas quanto externas, e estar integrado em toda organização.
Para que haja uma sociedade ética as empresas devem se comportar de maneira ética, pois não haverá sociedade etica se esse pensamento nao partir do mundo corporativo.
Pode-se então considerar que as boas ações dentro de uma organização devem ser entendidas como instrumentos de melhoria de gestão, onde a divulgação dessas ações a sociedade além de mostrar a constante preocupação e esforços ainda podem estabelecer metas e estratégias de melhoria contínua de suas ações, para que a responsabilidade social seja absorvida como um modelo ético de gestão organizacional.
Referências Bibliográficas
MATOS, FRANCISCO GOMES. Ética na Gestão Empresarial da Conscientização à Ação. 1ª ed. São Paulo: SARAIVA, 2008.
PALHANO, André. Norma define responsabilidade Social. In: Folha de S. Paulo. 14 dez. 2010. Caderno Mercado. Disponível em:
. Acesso em: 13 mar. 2014.
...