A Analise de Alimentos
Por: Giih Almeida • 16/2/2020 • Relatório de pesquisa • 893 Palavras (4 Páginas) • 475 Visualizações
[pic 1]
ANALISE DE ALIMENTOS
Relatório aula prática
Curso: Biomedicina
Aula: Analise de alimentos
4°termo
Ano:2019
Professor: Paulo Sergio Marinelli
Aluna: Ana Laura Santana Miola RA N.° 182749-2
Beatriz Nantes Araújo Sendão RA N. ° 182825-9
Gabriel Ap. da Silva RA N. ° 183053-0
Giovana Martins de Almeida RA N. ° 183147-8
Letícia Margiotto Antoniucci RA N. ° 183519-8
Rafaela Vitória Kluck Araújo RA N. ° 183863-0
Thais Pereira da Silva Zakimi RA N. ° 183965-7
Marília
PADRONIZAR SOLUÇÃO DE FEHLING E DETERMINAÇÃO DE GLICÍDIOS REDUTORES EM GLICOSE
Introdução:
Os monossacarídeos, glicose e frutose são açúcares redutores por possuírem grupo carbonílico e cetônico livres, capazes de se oxidarem na presença de agentes oxidantes em soluções alcalinas. A análise desses açúcares é uma atividade rotineira nos laboratórios das indústrias alimentícias, nas quais pode-se observar uma certa carência, no que se refere a técnicas padronizadas para análises.
A indústria alimentícia é um mercado competitivo no qual padrões de qualidade devem ser atingidos a fim de se obterem propriedades desejadas nos produtos e garantir satisfação aos consumidores. Em muitas situações, a determinação da concentração de açúcares é um indicador de características do produto final que será distribuído ao mercado. Em processos de fermentação, o acompanhamento de açúcares permite verificar as taxas de consumo pelos microrganismos e, assim, estudar a cinética do processo. Na área da saúde, existem disfunções do organismo humano que são influenciadas pela concentração de açúcares no sangue, como a diabetes.
Os métodos mais comumente utilizados para medição de açúcares são método refrato métrico, métodos espectrofotométricos e método título métrico também conhecido como reação de Fehling (estes métodos são utilizados basicamente em indústrias alimentícias). Os métodos químicos clássicos conhecidos para a análise de açúcares redutores são na sua maioria fundamentados na redução de íons cobre em soluções alcalinas (solução de Fehling).
Objetivos:
Padronizar solução de Fehling (A+B) e determinação de glicídios redutores em glicose.
Materiais e Reagentes:
- Agua destilada
- Pera
- Balões volumétricos 100 mL
- Pipeta volumétrica 10 mL
- Solução A e B
- Erlenmeyer
- 2 béquer de 100 mL
- Bureta de 25 mL
- Béquer com 100 mL de suco
- Balão de fundo chato
- Proveta 100 mL
- Suporte Universal
- Tela de Amianto
- Peixinho
Métodos:
- Padronização da solução de Fehling:
Com a solução A e B já preparada, transferir para um Erlenmeyer 10 mL de cada uma das soluções A e B de Fehling usando uma pipeta volumétrica 10 mL, adicionando 40 mL de agua destilada medindo os 40 mL em uma proveta de 100 mL. Aquecer até ebulição e adicionar com o auxílio de uma bureta, solução padrão de glicose 1% (m/v), mantendo fervura, sob a agitação, até a solução se tornar incolor.
Formula do Cálculo: [pic 2]
- Determinação de glicídios redutores em glicose:
Transferir 10 mL da amostra de suco de laranja usando uma pipeta volumétrica 10 mL para o balão volumétrico de 100 mL e completar com agua destilada até o menisco, transferir para um balão de fundo chato de 250 mL, com o auxílio da pipeta volumétrica 10 mL da solução de Fehling A e 10 mL da solução de Fehling B. Adicionar 40 mL de agua destilada medindo os 40 mL em uma proveta de 100 mL, aquecer na chapa até o ponto de ebulição e colocar o peixinho para agitar.
...