A Ecologia no Ensino Fundamental
Por: ijowv • 13/7/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 942 Palavras (4 Páginas) • 195 Visualizações
INTRODUÇÃO
3 -Confronto
3.1 - TÍTULO
O TITULO TEM A FUNÇÃO DE SINTETIZAR O ASSUNTO ABORDADO NA NOTICIA DE MODO QUE PRENDA A ATENÇÃO DO LEITOR e Por ser um texto informativo em relação ao recebimento de um premio, não permite que se tenha várias interpretação sobre o fato, dessa forma os títulos possuem uma grande semelhança, evidenciando a premiação do cantor Chico Buarque.As noticias trouxeram como título:
Folha de são Paulo: “Chico Buarque é o novo ganhador do premio camoes de literatura”
Epoca: “Chico Buarque vence premio camoes de literatura por conjunto de sua obra”
Veja: “Chico Buarque vence o premio camoes 2019”
Uol: “Chico Buarque vende premio camoes”
O titulo dos jornais Época, veja e uol são basicamente idênticos com a variação que o jornal época explicita que o premio camões é um premio de literatura e o cantor ganhou a partir do conjunto de sua obra, e entre os jornais veja e uol os títulos se diferenciam ao jornal veja colocar o ano ao fim manchete. O jornal folha de são Paulo traz uma formulação diferente mas como o mesmo sentido explicitando que apenas que é um premio de literatura.
3.2 – Subtítulo
O subtítulo é um acompanhamento do título e que serve como um recorte do texto de modo sintetizado para facilitar o entendimento do título. Dentre os quatro jornais apenas o UOL não apresenta subtítulo, o jornal folha de são Paulo evidencia que Chico buarque é o primeiro musico a ganhar o premio camões, já o jornal Época traz que o cantor foi escolhido por unanimidade pelo júri e o evidencia como 13° escritor brasileiro a ser premiado. No jornal veja o Chico Buarque é apresentado como cantor, compositor e escritor, e cita alguma de suas obras.
Ao contrario do titulo o subtítulo dos jornais se diferem pela categorização que atribuem ao Chico Buarque como.
3.3 Textos.
A abordagem de cada jornal será analisado a partir da importância que é dado ao premio camões, em torno
Sobre o texto, no primeiro parágrafo torna a falar sobre o título e principal objetivo da matéria, logo ao segundo já começa a falar um pouco sobre a premiação que ele participou e como ela é significativa e representa certo grau de importância na parte artística.
Seguindo se tem um complemento da notícia nomeado de “Bastidores”, que conta a história por parte de um fotógrafo que participou da produção do disco de Chico Buarque, nessa história é revelado como este fotógrafo ficou encantado com a música de Chico Buarque e sobre como foi para ele poder registrar as fotos e também sobre como se comportou ao participar desse evento, pois queria conhecer pessoalmente seu ídolo, mas não se sentia seguro e não queria atrapalhar em nada nem estragar a boa vontade da produção de tê-lo chamado.
Mas com o passar do tempo ele já estava a conversar com todo o elenco e palpitar sem receio, e quando foi a vez de tirar a foto para capa do álbum de Chico Buarque ele apresentou a ideia que tivera e tanto Chico como outros gostaram da ideia, que não precisaria nem de Chico para posar para foto, pois foi revelado que o mesmo se sentia desconfortável tirando fotos.
Ao final da reportagem, ainda sobre o bastidores, o fotógrafo conta sobre como foi o evento em Belo Horizonte, contando sobre como ocorreu tudo bem e como foram aplaudidos e ainda foram ver uma final de um jogo na qual o Flamengo perdeu e seu grande ídolo riu de seu amigo enquanto ele preferiu não fazer tal observação por respeito.
...