A Fauna e Flora
Por: Danilofp • 23/8/2015 • Trabalho acadêmico • 649 Palavras (3 Páginas) • 928 Visualizações
BIOMA
Em ecologia chama-se bioma a uma comunidade biológica, ou seja, fauna e flora e suas interações entre si e com o ambiente físico: solo, água e ar. São grandes ecossistemas que apresentam aspectos semelhantes em todo o seu território, como o clima, latitude, relevo, regime de chuvas e tipo de solo. É influenciado pelo macro clima, tipo de solo, condição do substrato e outros fatores físicos, não havendo barreiras geográficas, ou seja, independente do continente, há semelhanças das paisagens, apesar de poderem ter diferentes animais e plantas, devido à convergência evolutiva. A palavra bioma (de bios=vida e oma=grupo ou massa) foi usada pela primeira vez com o significado acima por Clements (ecologista norte-americano) em 1916. Segundo ele a definição para bioma seria, “comunidade de plantas e animais, geralmente de uma mesma formação. Os biomas do mundo dividem-se em terrestres e aquáticos. Não existe consenso sobre quantos biomas existem no mundo, mas há consenso sobre:
Os biomas terrestres
Sylva – As floresta, nas suas diversas formas (temperada, equatorial e taigas).
Saltus – São as formações herbáceas naturais (savanas e estepes) ou feitas pelo homem (pastagens e vegetação rasteira).
Ager – Os campos cultivados, incluindo jardins.
Desertus – Todas as superfícies não cultivadas: desertos quentes como do Saara (África) e frios como as zonas próximas aos pólos (tundras) e também as cidades.
Os biomas aquáticos
Biomas de água doce – Lagos, lagoas e rios.
Biomas de água salgada – mares e oceanos.
Os grandes biomas brasileiros
No Brasil existem nove tipos de biomas diferentes:
Floresta amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Campos, Caatinga, Mata de araucária, Vegetação do pantanal, Matas intermediárias, Vegetação litorânea.
BIOSFERA
É o conjunto das regiões da Terra onde a vida é possível em caráter permanente. Envolve a crosta terrestre, as águas, a atmosfera e, hoje, sofre alterações significativas, rápidas e desastrosas, com a destruição sistemática de seus habitats e recursos naturais de que depende a comunidade planetária.
A palavra foi criada em 1875 pelo geólogo austríaco Eduard Suess e popularizada, dentro dos meios científicos, pelo mineralogista russo Vladimir Vernadsky. As Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres ou costeiros internacionalmente reconhecidas pelo programa “O Homem e a Biosfera” (“Man and Biosphere”) desenvolvido pela Unesco, desde 1972. Estas reservas possuem três importantes funções: conservação, desenvolvimento e apoio logístico às áreas protegidas. Atualmente, existem 411 Reservas da Biosfera em 94 países, cobrindo uma área superior a 250 milhões de hectares.
Cada Reserva da Biosfera é uma coleção representativa dos ecossistemas característicos da região em que esta se estabelece. Seu conjunto de reservas forma uma rede mundial que fomenta a troca de informações, experiências e pessoal - em particular entre Reservas da Biosfera com tipos de ecossistemas semelhantes, como também que possuam experiência em resolução de problemas similares. Sendo um instrumento de conservação, as reservas favorecem a descoberta de soluções para problemas como desmatamento, desertificação, poluição atmosférica, efeito estufa, dentre outros.
...