ANÁLISE CRÍTICA SOBRE ESTATÍSTICA DE CASOS CONFIRMADOS DE ESQUISTOSSOMOSE DOS ANOS DE 2005 A 2015
Por: Vanis2016 • 3/11/2016 • Trabalho acadêmico • 353 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
ANÁLISE CRÍTICA DA ESTATÍSTICA DE CASOS CONFIRMADOS DE ESQUISTOSSOMOSE DOS ANOS DE 2007 À 2015
Segundo as estatísticas dos dados registrados do Ministério da Saúde/SVS- Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan Net), os casos confirmados de Esquistossomose, apresentam um índice elevado nas Regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, onde apresentam clima favorável para o desenvolvimento do agente causador da doença.
Porém, há um questionamento sobre estes dados, pois no estado da Bahia houve uma queda significativa nas notificações dos casos confirmados de esquistossomose. Será que realmente o estado da Bahia apresentando 21.010 casos confirmados em 2007, teve uma queda em 2008 passando a ter 2.275 ou os casos confirmados não foram notificados?
É assunto a ser questionado, pois o Ministério da Saúde depende destas informações que são fornecidas pela Vigilância Epidemiológica para criar programas educativos que orientam a população sobre o combate a proliferação dos agentes causadores desta doença, como também investir em pesquisas nesse setor.
A Esquistossomose é uma doença negligenciada, ou seja, que afetam principalmente as pessoas das regiões mais pobres do mundo. É uma doença causada pelo Trematódeo Schistosoma mansoni, inicialmente assintomática, podendo evoluir para formas clínicas extremamente graves e levar o paciente ao óbito.
A Esquistossomose apresenta alto índice de prevalência mundial.
FAPEC - FACULDADES UNIDAS DE PESQUISA, CIÊNCIAS E SAÚDE.
DISCIPLINA: PARASITOLOGIA GERAL DATA: 18-05-2016
DOCENTE: PROFº GABRIEL CAIRO MAGALHÃES
DISCENTES: CÁTIA DE JESUS
MANOELA FERREIRA
VANESSA PETROLINI MOLITOR
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE
ANÁLISE CRÍTICA DOS CASOS CONFIRMADOS DE ESQUISTOSSOMOSE, SEGUNDO REGIÃO E UNIDADE FEDERATIVA DOS ANOS DE 2007 À 2015
JEQUIÉ – BA
2016
...