TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de microrganismo em suco

Por:   •  3/7/2015  •  Artigo  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE MICROBIOLOGICA DO SUCO DE ACEROLA COMERCIALIZADO NAS MEDIAÇÕES DO INSTITUTO FEDERAL DO PIAUI

Resumo:

Palavras-chave:

  1. 1 INTRODUÇÃO

A Organização Mundial da Saúde tem alertado para a necessidade de se coibir a contaminação de alimentos por agentes biológicos com potencial de causar danos à saúde. Há vários motivos que explicam a persistência ou até o aumento da contaminação dos alimentos.

Em consequência das adversidades econômicas brasileiras, cresce cada vez mais a procura por alternativas viáveis de subsistência (RUSCHEL 2001). Levando o consumidor procurar alimentos comercializados nas ruas ou alimentos industrializados, alimentos esses preparados e comercializadas de forma irregular.

De acordo com Ruschel (2001) “a falta de higiene dos mesmos ou hábitos que podem comprometer a qualidade do produto como deixá-lo fora de refrigeração, ou manter os canudos em lugares inapropriados”. Essa falta de qualidade e de higiene pode esta ligada a falta de preparo dos vendedores

Neste trabalho vamos apontar os resultados da analise microbiológica

  1. 2 MATERIAIS E METODOS

Para a realização desse trabalho, foi adquirido um copo de 200 ml com suco de acerola feito da própria fruta com água filtrada, comercializado por um vendedor ambulante na esquina do Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Piauí (IFPI), o suco estava em garrafa pet de 2 litros e armazenado junto com outras garrafas de suco dentro de um isopor com gelo. Foram coletadas 3 amostras do suco em placas de petrifilm, onde foram inoculadas 1 mL da amostra e colocadas posteriormente para, incubação a 37° C por 24 horas.

Os resultados foram expressos em UFC/ mL.

  1. 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES

A contaminação por microrganismos é um dos maiores problemas enfrentados na elaboração do suco de acerola é a contaminação por microrganismos, oriunda de problemas técnicos e higiênico-sanitários durante a sua preparação, para que sua contaminação seja a mínima ou até inexistente se devem tomar alguns cuidados.

Após á analise foram encontrados coliformes fecais e totais

                                                             

REFERÊNCIAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com