BIOLOGIA - SISTEMA DIGESTÓRIO.
Por: Ricardo Felipe • 19/3/2017 • Trabalho acadêmico • 714 Palavras (3 Páginas) • 356 Visualizações
Sistema digestório humano[pic 1]
A digestão humana é uma digestão extracelular pois ocorre no sistema digestório. Durante o processo ocorre agentes físicos e químicos.
Os processos físicos são: mastigação, deglutição e movimentos peristálticos. Os processos químicos são as quebras das moléculas dos alimentos através das enzinas digestivas.
O trato digestório é um tubo que se estende da cavidade bucal ao ânus, é um tubo longo e sinuoso de 10 a 12 metros de comprimento, sendo também chamado de canal alimentar ou trato gastrintestinal. As estruturas do trato digestório incluem: Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Intestino Delgado, Intestino Grosso, Reto e Ânus. Os órgãos digestórios acessórios são os Dentes, a Língua, as Glândulas Salivares, o Fígado, Vesícula Biliar e o Pâncreas.
Os dentes auxiliam no rompimento do alimento e a língua na mastigação e na deglutição. Os outros órgãos digestórios acessórios, nunca entram em contato direto com o alimento. Produzem ou armazenam secreções que auxiliam na decomposição química do alimento.
Mastigação: Desintegração parcial dos alimentos, processo mecânico e químico.
Deglutição: Condução dos alimentos através da faringe para o esôfago.
Ingestão: Introdução do alimento no estômago.
Digestão: Desdobramento do alimento em moléculas mais simples.
Absorção: Processo realizado pelos intestinos.
Defecação: Eliminação de substâncias não digeridas do trato gastrointestinal.
Funções
Absorção de nutrientes que asseguram a manutenção de seus processos vitais; Transformações de macromoléculas em micromoléculas, formas adequadas para serem absorvidas pelo intestino; Transporte de alimentos digeridos; Eliminação do que não foi digerido.
Digestão na boca
A digestão começa na boca com a mastigação e com a saliva secretada pelas glândulas salivares. A saliva contém enzimas. Sua principal enzima é a ptialina (amilase salivar) que atua sobre o amido transformando – o em maltose e dextrinas. O amido inicia a digestão na boca onde o pH é ± 6,4 ~ 7,5 para que a ptialina funcione. A digestão continua no estômago até que o pH diminua e termina no delgado com a amilase pancreática.
Após a mastigação, forma-se o bolo alimentar, que é empurrado para a faringe através de um movimento voluntário e para o esôfago e estômago por movimentos peristálticos involuntários.
Digestão no estômago
Após chegar ao estômago, os esfíncteres, pilórico (piloro) e cárdia se fecham.Com isso alimento é mantido no estômago onde sofre a ação da enzima pepsina, que atua sobre as proteínas transformando-o em peptídeos. Para que a pepsina funcione as paredes do estômago produzem HCl (Ácido clorídrico) pH do estômago é ± 2. A pepsina também mata dos microrganismos ingeridos.
Além do HCl, a paredes do estômago, produzem muco através das glândulas pilóricas que o protege contra a ação do suco gástrico.
No estômago, o bolo alimentar é transformado em Quimo, que través de movimentos peristálticos é empurrado ao duodeno, início do intestino delgado.
Digestão no intestino
No duodeno temos duas importantes glândulas, o fígado e o pâncreas. O fígado é responsável por diversas funções como: armazenamento de glicogênio; síntese de ureia (a partir de amônia e CO2); degradação de álcool e hemoglobina; produção de bile (que possui bicarbonato de sódio, mas não contém enzimas digestivas). A bile ficar armazenada na vesícula biliar que a lança no duodeno, através do canal colédoco. O pâncreas participa da produção de hormônios reguladores de glicose: a Insulina e o Glucagon; produz bicarbonato e suco pancreático. O pâncreas liga-se ao duodeno através do canal pancreático.[pic 2]
...