Discussão filogenética de Lophophorata e Chaetognatha Halanych x Brusca & Brusca
Por: Amanda0601 • 8/9/2015 • Trabalho acadêmico • 524 Palavras (3 Páginas) • 1.786 Visualizações
[pic 1]Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo
Departamento de Ciências
Disciplina: Zoologia II
Docente: André Senna
Discentes: Amanda Pereira, Allan Santana, Keise Souza, Rebecca Tibau e Victor Corrêa
Discussão filogenética de Lophophorata e Chaetognatha
Halanych x Brusca & Brusca
São Gonçalo
2015
Brusca & Brusca X Halanych
As observações genéticas e estruturais durante aevolução das espécies foram alterandoa classificação e posição filogenética. Essas mudanças provocam controvérsias e novas hipóteses são criticadas a partir de análises físicas e genéticas.Tanto Halanych e Brusca & Brusca, foram controversos, pois previamente ambos analisaram características físicas como, adição do lofóforo, tubo digestivo em forma de U, gônadas peritonais, metanefrídeos (ausente em Ectoproctha), sistema nervoso difuso, redução da cabeça e tendência a secretar envoltórios externos dos lofoforatos e concluíram que este grupo estaria aproximado dos Deuterostomas. Podendo construir assim, um grupo monofilético.
Posteriormente, ambos os autores concordaram, através de pesquisas recentes que Lofoforatas estariam próximos de Protostomas, mais especificamente em um grupo conhecido como Lophotrochozoa. Estas pesquisas se basearam em análises moleculares com o 18s rDNA.Porém, Brusca & Brusca afirma que mesmo com a análise molecular permanecem convencidos que os Lofoforados são Deuterostômios. Já Halanych confirma que através de dados moleculares, foi possível perceber que as três principais linhagens de lofoforados (briozoários, braquiópodes e foronida) foram derivadas dos protostômios aliados a anelídeos e moluscos. Eles propuseram o clado baseado em nó lophotrochozoa.
A mesma discussão foi provocada sobre o Filo Chaetognatha (também conhecido como quetognatos) a partir do momento em que propuseram uma análise descritiva do mesmo. Este filo está incluído dentro Deuterostômios, porém, este provocou uma enorme discusão desde o dia em que foi começado um trabalho descritivo sobre este filo. Mesmo que o debate tenha cerca de 100 anos, o primeiro registro fóssil existe desde 1775. De acordo com Brusca & Brusca os quetognatos já foram relacionados com moluscos, artrópodes e certos blastocelomados (particularmente nemátodes), em geral dentro do táxon heterogêneo Vermes. Alguns desses argumentos continuaram até mesmo no século XX. O filo, a partir de um estudo embrionário, foi fortemente relacionado com os deuterostômios e várias características exclusivas sustentam seu status em um filo independente. Externamente, este filo se apresenta de maneira hidrodinâmica, com simetrias bilaterais quase perfeitas e corpos transparente, mas algumas espécies podem ser classificadas com meso-ebatipelágicaspor causa de sua pigmentação laranja de carotenoides e algumas devido à musculatura transversal opacam, sejam branco-leitosas. A sua forma simétrica também faz relação com os deuterostômios, pois os quetognatos possuem uma forma simétrica onde é possível se encontrar uma cabeça, um tronco e uma cauda que provavelmente corresponde prossomo, mesossomo e metassomo encontrados Blaupangeral dos deuterostômios.
...