TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS PARA A REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS

Por:   •  3/12/2018  •  Resenha  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  385 Visualizações

Página 1 de 5

EFEITOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS PARA A REABILITAÇÃO DE PACIENTES COM DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS EM SANTARÉM-PA.

1 BRENO VINÍCIUS RUELA SANTOS

2 YTALO SEWNARINE MOURA

Introdução

 A doença renal crônica (DRC) é considerada um problema de saúde pública em todo mundo e que ao longo dos anos tem se agravado cada vez mais, segundo Belik et al (2012) pacientes com DRC apresentam menor tolerância ao exercício e baixa capacidade funcional, colocando eles em um estágio sedentário e outra alteração importante encontrada na DRC é a disfunção cognitiva. Podemos destacar também outros efeitos que são evidentes em alguns pacientes como a diminuição progressiva da função renal, onde Bastos (2010) vem destacar que os rins são órgãos fundamentais para a manutenção da homeostase do corpo humano e quando são afetados podem causar à diminuição progressiva da função renal.

Desta forma, Reboredo et al (2007) evidencia que os pacientes que possuem DRC, apresentam diminuição da capacidade funcional, complicações cardiovasculares, alterações endócrino-metabólicas, osteomioarticulares e outras presentes na DRC que comprometem a qualidade de vida de pacientes em tratamento dialítico. Embora aja a diminuição da capacidade funcional e a possível diminuição progressiva da função renal, esses pacientes necessitam de um suporte adequado para a sua reabilitação e melhora na qualidade de vida, com isso Reboredo et al (2007) complementa falando que poucos têm sido os trabalhos que demonstram os benefícios do exercício na função cardíaca, na melhora da força, da resistência e da morfologia muscular de pacientes renais crônicos.

A realização de um programa bem executado de exercícios para pacientes com DRC em diálise constitui um método seguro, de fácil aplicação, contribuindo para o aumento da capacidade funcional, melhora da função cardíaca, melhora da força muscular, melhora da tolerância ao exercício e, consequentemente, melhora da qualidade de vida.

Observa-se nos estudos que as principais alterações encontradas nesses pacientes se tratam da anemia, hipertensão arterial sistêmica e atrofia muscular, levando a baixa capacidade aeróbica e perda de força muscular. Quando se compara esses pacientes com a população no geral percebe-se uma menor capacidade física e funcional, já que a anormalidade muscular e cardiovascular desses indivíduos acaba sendo comum e contribui para a ocorrência dessas alterações.  

Em decorrência dessas alterações, ao longo do tempo vêm surgindo propostas de programas que visem além do tratamento dos sinais clínicos dessa doença, mas da sua repercussão na função e na qualidade de vida, já que esses indivíduos têm maior tendência ao sedentarismo e à limitação funcional.

Segundo Nascimento, Coutinho e Silva (2012) a perda de massa muscular é o mais significante fator de mortalidade nos pacientes em Hemodiálise. Os autores destacam que esse fato ocorre por que a musculatura se atrofia e como consequência, ocorre no organismo uma fraqueza generalizada, causada pela perda de força, que comparada a de indivíduos normais é de 30 a 40% menor, levando o paciente ao mau condicionamento físico, colocando o treino físico como um importante fator no controle e reversão dessa perda.

Justificativa

O interesse pelo tema surgiu a partir das discussões acadêmicas acerca da necessidade de planejar as ações voltadas para a área da saúde que irão possibilitar uma melhor qualidade de vida para pacientes com DRC, provocando uma melhora na capacidade funcional devido à prática de exercícios físicos. A DRC necessita de uma atenção especial de profissionais da área da saúde onde a falta de uma reabilitação adequada e de qualidade pode gerar ao paciente uma diminuição da capacidade funcional e em muitos casos pode levar o indivíduo ao sedentarismo.

Sendo assim, acredita-se que o trabalho possui relevância social, pois busca dar subsídios para a ampliação dos conhecimentos a respeito de possíveis intervenções que podem ser realizada com os pacientes com DRC, já que esta pesquisa pode também estimular outros estudos na área, assim, ampliando a compreensão a respeito das melhorias na qualidade do atendimento e na reabilitação desses pacientes.

Problema

Qual o efeito das atividades físicas na reabilitação de pacientes com doenças renais crônicas?

Hipóteses

O exercício físico realizado durante a hemodiálise promove benefícios físicos e funcionais.

Objetivo Geral

Verificar os efeitos das atividades físicas no processo de reabilitação de pacientes com doenças renais crônicas.

Objetivos específicos

Verificar o perfil etimológico dos participantes da pesquisa.

Verificar quais os benefícios causados pelas atividades físicas na reabilitação de pacientes dialíticos.

Verificar quais os exercícios recomendados para pessoas com doença renal crônica.

Avaliar as possíveis alterações morfológicas dos participantes após intervenção com exercícios resistidos

METODOLOGIA

Tipo de estudo

Será realizado um estudo descritivo inferencial com abordagem quantitativa.

Local de estudo

O local da pesquisa será no Laboratório de musculação da Universidade do Estado do Pará Campos XII.

Participantes

Os participantes do projeto são 5 (cinco) pacientes do Hospital Regional do Município de Santarém/PA que estão em hemodiálise.

AMOSTRA

Como critérios de inclusão 

Como critério de inclusão dos participantes terá que ter a ter liberação médica para a realização de atividade física e em seguida assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Critérios de exclusão

Como critério de exclusão o paciente deve ter algum comprometimento do aparelho locomotor que inviabilize a execução dos exercícios físicos.

Instrumentos de coleta de dados

Para montar o perfil sócio demográfico dos participantes será feita uma ficha de anamnese que consta a identificação, data de nascimento, idade, características das doenças instaladas, para montar a ficha de avaliação física será realizado teste de massa corporal, IMC, percentual de gordura, massa magra, massa gorda, circunferência, dobras cutâneas, testa de força, flexibilidade, qualidade de vida, dor, satisfação corporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (114.6 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com