EXERCÍCIO SNA E RECOMPENSA
Por: sarahazevedof • 24/11/2015 • Projeto de pesquisa • 573 Palavras (3 Páginas) • 854 Visualizações
EXERCICIO SNA E SISTEMA DE RECOMPENSA
- O que você entende por Sistema nervoso autônomo?
- Em que situações predomina a atividade do SNA simpático? Qual é o neurotransmissor liberado e os principais efeitos desencadeados?
- Em que situações predomina a atividade do SNA parassimpático? Qual é o neurotransmissor liberado e os principais efeitos desencadeados?
- Descreva a localização do hipotálamo no SNC e suas relações anatômicas com outras áreas importantes
- O que vocês entendem por Sistema límbico?
Leia os textos sobre Sistema de recompensa, extraídos do livro “Sexo, drogas, rock n roll e chocolate, de Suzana Herculano Houzel, (no apoio ao presencial) e responda:
- O que você entende por sistema de recompensa? Quais são os estímulos que normalmente (fisiologicamente) ativam o sistema de recompensa do cérebro? Qual é o principal neurotransmissor liberado nessas áreas?
- De que forma as drogas podem induzir dependência por sua atividade sobre o Sistema de recompensa cerebral?
- A leitura do capitulo “Mas eu só usei uma vez...” do livro da neurocientista Suzana H.Houzel (que foi disponibilizado no SOL) explica a relação entre genética, estresse e susceptibilidade ao vício. Explique, resumidamente, essas relações.
Respostas:
01
Sistema do corpo humano que funciona de forma autônoma, controlando a função involuntária de diversos órgãos, já que a maior parte da sua atividade não chega ao córtex. É então responsável por comandar mecanismos que conscientemente não se podem modificar, como por exemplo os batimentos cardíacos, a secreção das glândulas da mucosa estomacal, a dilatação das pupilas, etc.
02
Em casos de luta e fuga. Em geral o neurotransmissor liberado é a noradrenalina, ocorrendo a excitação de algumas células e a inibição de outras.
03
Em casos de repouso e digestão. O neurotransmissor liberado é a acetilcolina, que atua influenciando os órgãos de função involuntária.
04
O hipotálamo fica localizado inferior ao tálamo, composto por vários núcleos que formam 4 regiões principais: mamilar, tuberal, supra optica, pré optica.
É um dos principais reguladores da homeostasia.. Impulsos sensoriais chegam ao hipotálamo trazendo informações dos sentidos somáticos e viscerais. Receptores do hipotálamo monitoram pressão osmótica, concentração de hormônios, temperatura. Se conecta com a hipófise para a função endócrina.
05
Conjunto de estruturas do cérebro responsáveis principalmente por controlar emoções e também participa das funções de aprendizado e memória, podendo também participar do sistema endócrino. Possui formato de anel.
06
Trata-se de uma complexa rede de neurônios que é ativada quando fazemos atividades que causam prazer. Este sistema nos fornece uma recompensa sempre que fazemos determinadas atividades, levando-nos, portanto, a repetir aqueles atos como ,por exemplo: comer, fumar, beber, fazer sexo, ouvir música, etc ( alguns dos principais estímulos que levam ao prazer). O principal neurotransmissor liberado é a dopamina.
...