Estudo do crescimento de leveduras
Por: alanr • 27/3/2016 • Trabalho acadêmico • 820 Palavras (4 Páginas) • 824 Visualizações
1. Título: Estudo do crescimento de leveduras em respiração aeróbia e anaeróbia
2. Introdução
Leveduras
As leveduras são fungos unicelulares, não filamentosos, tipicamente esféricos ou ovais. Da mesma forma que os fungos filamentosos, as leveduras são amplamente distribuídas na natureza: com frequência são encontradas como um pó branco cobrindo frutas e folhas.
As leveduras de brotamento, como as Saccharomyces, dividem-se formando células desiguais. No brotamento, a célula parental forma uma protuberância (broto) na sua superfície externa. À medida que o broto se alonga, o núcleo da célula parental se divide, e um dos núcleos migra para o broto. O material da parede celular é então sintetizado entre o broto e a célula parental, e o broto acaba se separando.
Uma célula de levedura pode produzir mais de 24 células-filhas por brotamento. Algumas leveduras produzem brotos que não se separam uns dos outros; esses brotos formam uma pequena cadeia de células denominada pseudo-hifa. A Candida albicans, por exemplo, se fixa a células epiteliais humanas na forma de levedura, mas normalmente necessita estar na forma de pseudo-hifas para invadir os tecidos mais profundos.
As leveduras de fissão, como Schizosaccharomyces, dividem-se produzindo duas novas células iguais. Durante a fissão binária, as células parentais se alongam, seus núcleos se dividem, e duas células-filhas são produzidas. O aumento do número de células de leveduras em meio sólido produz uma colônia similar às colônias de bactérias.
As leveduras são capazes de crescimento anaeróbico facultativo, podendo utilizar oxigênio ou um composto orgânico como aceptor final de elétrons; esse é um atributo valioso porque permite que esses fungos sobrevivam em vários ambientes. Se houver acesso ao oxigênio, as leveduras respiram aerobicamente para metabolizar hidratos de carbono formando dióxido de carbono e água; na ausência de oxigênio, elas fermentam os hidratos de carbono e produzem etanol e dióxido de carbono. Essa fermentação é usada na fabricação de cerveja e vinho e nos processos de panificação. Espécies de Saccharomyces produzem etanol nas bebidas fermentadas e dióxido de carbono para fermentar a massa do pão.
3. Objetivos
Observar e comparar o crescimento microbiológico através da fermentação e respiração. Construir um gráfico de crescimento para análise dos resultados.
4. Metodologia
Materiais
• Agitador
• Tubo Falcon estéril
• Meio de cultura YEPD
• Estufa
• Geladeira
• Espectrofotômetro
• Ponteiras esterilizadas
• Espátula de Drigalski
• Fermento Biológico
Procedimento
Preparo da cultura em meio líquido
Em um tubo Falcon de plástico com tampa rosqueável devidamente esterilizado e com o meio de cultura líquido foi adicionada a levedura Saccharomyces cerevisiae (fermento biológico). Esse procedimento foi realizado para 10 tubos com tampa.
O meio de cultura utilizado foi o YEPD que contém extrato de levedura, peptona e dextrose (glicose).
Obs*: O meio de cultura foi realizado pela professora.
Tratamento das culturas
O método abaixo descrito é denominado batelada.
Cinco tubos identificados como T1, T2, T3, T4 e T5 foram levados para agitação a 160 rpm e mantidos assim a uma temperatura constante de 30ºC.
A outra metade igualmente identificada
...