Micoses Sistêmicas: Fatores Associados ao Óbito em Pacientes com Infecção Pelo Vírus da Imunodeficiência Humana
Por: ArthurAlab • 8/10/2022 • Seminário • 309 Palavras (2 Páginas) • 140 Visualizações
TRABALHO De Micologia E VIROLOGIA
RESUMO:Micoses sistêmicas: fatores associados ao óbito em pacientes com infecção pelo vírus da imunodeficiência humana, Cuiabá, Estado de Mato Grosso, 2005-2008
Um estudo com 1300 pacientes portadores de HIV/AIDS foi realizado em Cuiabá ,no estado Mato Grosso,no período de 2005-2008.Com objetivo de identificar fatores associados ao óbito causado por micoses sistêmicas em pacientes com HIV/Aids que receberam tratamento nas unidades especializadas para assistência ao portador de HIV/Aids de Cuiabá.
O estudo se baseou na analise dos prontuários dos 1300 pacientes em 4 hospitais da cidade :Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, Hospital Geral Universitário e Hospital Universitário Júlio Muller. Foram utilizados alguns critérios como:
principais sinais e sintomas, registro ou evidência, no prontuário, de infecção fúngica prévia ou de uso prévio de antifúngicos após o diagnóstico de Aids e presença de outras infecções oportunistas associadas. Informações epidemiológicas e demográficas tais como escolaridade, idade, sexo e hábito de usar fumo e álcool também foram registradas. Foram classificados como etilistas e tabagistas os pacientes cujos registros de prontuários constavam qualquer menção a esses hábitos.
As principais espécies de fungos registradas com algumas ligações aos casos estudados foram o Cryptococcus neoformans , Cryptococcus gattii , Cryptococcus spp , Histoplasma capsulatum e Paracoccidioides brasiliensis . foi registrado obito em 32 pacientes, sendo a criptococose a principal causa.
A contagem baixa de linfócitos T CD4+ foi semelhante entre os pacientes que sobreviveram ou faleceram por micose sistêmica. As caracteristicas de etilismo e o nível médio de desidrogenase lática foram independentemente associadas ao óbito dos pacientes do estudo.
Em conclusão resultados do mostraram alta letalidade por micoses sistêmicas em pacientes portadores de HIV/Aids de Cuiabá e relacionou que características clínico-laboratoriais tais como o etilismo e a elevação precoce da desidrogenase lática podem ser fatores relacionados ao pior prognóstico nessas condições.
...