Nesse Momento Focaremos em Falar Mais Sobre os Neurófilos
Por: Edson Cardoso • 26/11/2017 • Trabalho acadêmico • 449 Palavras (2 Páginas) • 242 Visualizações
Neutrófilo
Leucócitos (glóbulos brancos), são as células eucariontes, células do sistema imunológico, ou seja, são células de defesa envolvidas na defesa do organismo contra infecções. Os leucócitos são divididos em 5 tipos principais: os Linfócitos, os Neutrófilos, os Eosinófilos, os Basófilos e os Monócitos. Cada leucócito têm determinadas funções e momentos de agir a fim de preservar o sistema imunológico e combater situações que podem acarretar prejuízos ao organismo.
Nesse momento focaremos em falar mais sobre os Neutófilos.
Neutrófilos: são os leucócitos em maior número no sangue humano (em condições normais de 50% a 70% dos leucócitos são neutrófilos). O número de neutrófilos aumenta em caso de infecção, pois, a fagocitose é a principal função dessa célula e no caso de “invasões” vai atrás dos “invasores” para fagocitá-los (digeri-los) e assim proteger o organismo.
Neutrófilos compõem a primeira linha de defesa do corpo, pois, eles fazem a primeira defesa contra microrganismos invasores, os neutrófilos vão para as zonas de lesão para fagocitar fungos e bactérias invasoras que são sinalizadas pelo sistema imunológico como estranhos. Nos vasos sanguíneos, podem viver por alguns poucos dias, entretanto, ao ser enviada para a área da lesão vive por algumas horas, muitas dessas células acabam morrendo em combate contra esses microrganismos, tornando-se um dos principais componentes do chamado pus.
Estrutura: Devido a sua função é uma célula rica em enzimas digestivas. Os neutrófilos são arredondados, fazem pouca síntese proteica, apresentam poucos perfis do retículo endoplasmático granuloso, pouquíssimos ribossomos livres no citoplasma, poucas mitocôndrias e complexo de Golgi um tanto rudimentar. As principais diferenças e peculiaridades dos neutrófilos para outras células fica por conta do seu núcleo e dos grânulos que espalhados pela célula. O núcleo da célula jovem é em bastonete, o núcleo da célula adulta é composto por lóbulos (normalmente 3), interligados por finas pontes de cromatina, no sexo feminino o núcleo do neutrófilo possui ligado a si a chamada cromatina sexual. Os grânulos do neutrófilo são abundantemente distribuídos pela célula e são primordiais para a função da célula, pois esses grânulos participam basicamente da digestão do que é fagocitado pelo neutrófilo. Em imagens de microcópia podemos observar nos neutrófilo essa distribuição e existência desses grânulos que são divididos em grânulos azurófilos e grânulos secundários.
Grânulos azurófilos: são o lisossomo da célula, composto por elementos como fosfatase ácida e enzimas hidrolíticas para que haja o processo de degradação e digestão no neutrófilo.
Grânulos específicos: também tem função de combate a microrganismos, entretanto, essa função divide-se com outras tarefas dos grânulos secundário, tarefas como proteção da célula com reposição de membrana e proteção contra oxidação, nos grânulos específicos estão elementos como fosfatase alcalina, colagenase do tipo IV, lactoferrina e lisozima.
...