O DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA- DCB
Por: Allan Jovem • 26/9/2022 • Pesquisas Acadêmicas • 852 Palavras (4 Páginas) • 123 Visualizações
Página 1 de 4
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB[pic 1]
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICA- DCB
DICIPLINA: ECOLOGIA HUMANA
DOCENTE: Cláudia Coelho Santos
ETAPA (A)
- È sábio afirma que o brasileiro desconhece a si mesmo. Na relação comunidade consigo mesmo, apresentando heterogeneidade notável em sua composição populacional. Porem é comum prevalecerem estereótipos, regionais com relação à cultura de um individuo ou de sua comunidade. As tradições, valores e crenças são todas compartilhadas pelo homem em uma situação social, desse modo a cultura é se torna o denominador comum que torna as ações dos indivíduos compreensíveis para outros membros da sua sociedade.
- Etnocentrismo é existente em todas as sociedades, devido aos preconceitos produzidos pela própria dinâmica cultural e que nos leva a adotar os padrões culturais que nos são familiares, esse fenômeno está relacionado aos choques culturais. No Brasil o etnocentrismo prevalece, pois o homem branco que aqui vive ainda enxerga o indígena como alguém atrasado socialmente. Historicamente, registra-se dificuldade para se lidar com a temática do Etnocentrismo.
- Identidade é um conceito que atravessa diversas áreas uma delas são a sociologia e a antropologia que estão ligadas a características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. Alguns fatores são determinantes para caracteriza quem eu sou diante minha comunidade, características como a cor de minha pele, idioma entre outras características, expressa minha indenidade. Meu corte de cabelo, as roupas e as características fenotípicas que possuo determinam a que grupo étnico qual sou pertencente. De modo geral a identidade é definida a partir da cultura que o indivíduo entende como sendo sua, bem como das manifestações culturais que compartilha durante sua vida.
- Seguindo a linha tênue que Subcultura significar uma "parte de uma cultura" que possui um conjunto diferenciado de "valores, crenças, normas e padrões de comportamento, portanto um modo de vida compartilhado por parte de uma população”. Desse modo podemos dar como exemplo as subculturas regionalistas tradicionais do Brasil, como a nordestina e os Gaúchos. Elas pertencem à sociedade brasileira, estão inseridas e em sua cultura, porem possui um sistema de significação e representação do mundo próprio e único.
(Não me casaria com uma sulista, porem teria amizade)
(Racismo estrutural e xenofobia seria um problema)
ETAPA (B)
- A cidade de Javé foi alvo de uma empresa que propôs a construção de uma usina hidrelétrica que inviabilizar a harmonia e a possibilidade de se viver em Javé. Desse modo toda a sua história será perdida não só nas águas, mas também, na ignorância de seus moradores, pois, eles não sabiam nem ler, tampouco escrever então a historia de Javé jamais seria apresentado ao mundo. Apavorados com a notícia, os moradores reúnem-se, sob o comando da personagem Zaqueu (Nelson Xavier), com um único intuito de assegurar formas de não legitimar o intento. Os moradores decidem escrever sua história e transformar o local em patrimônio na esperança a ser preservado porem Javé um filme mostra como não é fácil manter ou tornar algo em patrimônio cultural pelas dificuldades e burocracias.
- Mostra como não é fácil manter ou tornar algo em patrimônio cultural pelas dificuldades e burocracias.
- A construção da usina hidrelétrica e barragens resultam na destruição de comunidades e altera ecossistemas. E isso pode resultar na desconstrução da memória do povo local, pois ocorre a destruição do patrimônio típico do mesmo. O vilarejo abordado no filme “Narradores de Javé” conta a história de um pequeno vilarejo que corria o risco e ser extinto para a construção de uma barragem no loca, levando embora todo seu patrimônio cultural. O estado viabiliza a construções dessas obras criminosas que consequentemente acaba segregando seu próprio povo, Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como permanece no seu local e origem.
- O filme é baseado em fatos reais, é sobre a população da cidadezinha de Javé, no interior da Bahia, onde um homem que escrevia cartas para evitar o fechamento do posto dos Correios, onde era o único funcionário, a diretora Eliane Caffé, fez o roteiro do longa, "Narradores de Javé". Confundindo vida e arte, esse filme consiste e retrata a realidade porem de modo lúdico.
- O filme nos apresenta o conflito que existe entre as memórias dos moradores, os diferentes olhares que cada personagens possui, mais que o confronto entre a historia oral e a oficial o filme aborda como a imaginação que permeia os relatos dos moradores se torna conflitante, aproximando as lembranças do vivido com a ficção.
- NÃO FIZ
- Um aspecto que se destaca durante o filme é a linguagem oral, depois de ouvir os relatos dos moradores de Javé se torna nítido a coragem daquele que não quer dar à história oral o destino da escrita. Esta nunca será capaz de registrar a delicadeza, a espontaneidade e a imaginação próprias da oralidade. O longa deixa claro a função social da escrita no mundo contemporâneo, e mostra os conflitos de se registra uma história oral.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com