DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
Por: RaimundoBento • 29/1/2017 • Relatório de pesquisa • 692 Palavras (3 Páginas) • 315 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
Lucas Muniz Baia
Raimundo Fernandes Bento Filho
RELATÓRIO DE IMUNOLOGIA
Células do sistema imune e esfregaço sanguíneo
Macapá
2016
Lucas Muniz Baia
Raimundo Fernandes Bento Filho
RELATÓRIO DE IMUNOLOGIA
Células do sistema imune e esfregaço sanguíneo
Relatório apresentado a Profª. Dr. Mayara T.
P. Gomes como requesito para obtenção
de nota parcial no 3° semestre do curso
de farmácia na disciplina de Imunologia.
Macapá
Julho/2016
RESUMO
Foi realizado no laboratório de análises clínicas, a aula prática de imunologia, ministrada pela Drª Mayara Tânia, onde foi possível realizar a apresentação mais detalhada das células do sistema imune, seguido de explicações sobre suas funções e sua forma estrutural assim como sua classificação. Em seguida, ocorreu a análise de lâminas de esfregaço sanguíneo que já se encontravam prontas para visualização e reconhecimento das células. As células encontradas foram eosinófilo, neutrófilo, monócito e linfócito. E também, foi demonstrado como ocorre o preparo para se obter uma lâmina de esfregaço sanguíneo com resultados positivos para melhor entendimento dessas células.
Palavras-chaves: esfregaço sanguíneo, células, imunológico e lâmina.
INTRODUÇÃO
O esfregaço sanguíneo é de suma importância para ser realizado um exame de hemograma. Para esse tipo de procedimento há um técnica envolvida, e assim obter um esfregaço satisfatório. Por meio desta técnica é possível fazer uma contagem do número de neutrófilos, linfócitos, monócitos, eosinófilos e basófilos e chegar a uma porcentagem de cada célula encontrada.
Os linfócitos tem funções importantes no organismo de secretar anticorpos, destruir células e até diminuir a resposta imunológica, os monócitos fazem partes de um grupo de células responsáveis para defender o organismo de corpos estranhos, os eosinófilos são responsáveis por fagocitar e eliminar complexos de antígenos com anticorpos que aparecem em caso de alergia, os basófilos podem participar de processos alérgicos e os neutrófilos são responsáveis da defesa do organismo, e sempre são as primeiras a serem encontradas nas áreas de inflamação.
OBJETIVO
Ter o primeiro contato com as células de amostras frescas de sangue, realizar a técnica de esfregaço sanguínea para achar as determinadas células estudadas em sala.
MATERIAL UTILIZADO
- laminas
- pipeta
- Luvas
- óleo de imersão
- algodão
- lancetas
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para iniciar o procedimento foi analisado lâminas antigas do laboratório de análises clinicas, foi adicionado uma quantidade de óleo de imersão para que fosse observado no microscópio as células presentes, utilizando a lâmina de 100x, e foi possível encontrar e identificar nas lâminas neutrófilos, monócitos, eosinófilos. Em seguida, foi demonstrado como é realizado a preparação de uma lâmina de esfregaço sanguíneo, onde foi mostrado uma lâmina e identificada com o nome do acadêmico que foi coletado a amostra sanguínea, para coletar, foi utilizado uma lanceta e algodão com álcool, onde primeiramente foi feito uma limpeza no local, para evitar proliferação de microrganismos, em seguida foi realizado a perfuração coma lanceta para obter a coleta sanguínea, e foi adicionado essa amostra em uma lâmina e foi realizado o esfregaço, a técnica utilizada foi adicionar outra lâmina em cima da lamina, com a curva de 45° que continha a amostra de sangue e foi arrastado ao decorrer da lâmina, a amostra foi preenchida de maneira adequada. Em seguida foi adicionado à corantes para evidenciar as células, primeiro foi utilizado o corante básico para evidenciar os núcleos, e em seguida adicionado corante ácido para evidenciar as organelas, foi aguardado um determinado tempo para a secagem das amostras e depois foi adicionado o óleo de imersão para serem analisadas em microscópio eletrônico. Foi observado as seguintes células: eosinófilos, monócitos, linfócitos e neutrófilos.
...