TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Departamento de Geologia

Por:   •  19/5/2022  •  Seminário  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal de Ouro Preto[pic 1][pic 2]

Departamento de Geologia

Paleontologia II (GEO148)

Ostracodes

Nome: Alice Mendes dos Santos

Data: 18 de junho de 2021

1) Escreva um pequeno parágrafo descrevendo as principais características dos ostracodes. O texto deve conter as seguintes informações: filo e classe à qual pertencem, morfologia geral e composição da estrutura comumente fossilizada, ambientes e formas de vida e distribuição cronoestratigráfica.

Os Ostracodes são organismos do filo Arthropoda, da classe dos Crustáceos e subclasse Ostracodas que possuem uma carapaça de quitina e carbonato de cálcio. Os Ostracodes possuem uma maior complexidade morfológica em comparação aos Foraminíferos. A maior parte dessas espécies são bentônicas e a minoria planctônica, encontrados em todos ambientes aquáticos, de água doce, salgada e algumas ocorrências em florestas (semi-terrestres). Sua distribuição ao longo da tabela cronoestratigráfica é marcada a partir do Ordoviciano ao presente, com ocorrência dos organismos de água doce a partir do Carbonífero.

As principais características morfológicas dos Ostracodes são a presença de um corpo segmentado com apêndices articulados como: antenas e apêndices locomotores; carapaça bivalve (duas valvas) ligada por uma charneira (encaixe das valvas); presença de olhos; estrutura muscular e poros-canais. A carapaça dos Ostracodes são estruturas que comumente se fossilizam, permitindo assim, a diferenciação dos ambientes e do fluxo sedimentar por meio das variações dos tipos de carapaça e suas ornamentações.

2) Considerando o que foi explicado na vídeo-aula sobre a aplicação bioestratigráfica dos ostracodes, e relembrando as fases de evolução das bacias costeiras brasileiras (representadas na figura abaixo), responda: para rochas de quais destas fases (pré-rifte, rifte, transicional, marinha) você espera que os ostracodes sejam mais utilizados para estudos bioestratigráficos?

[pic 3]

Os Ostracodes podem ser encontrados em todas as fases listadas acima, embora seja um expoente para estudos bioestratigráficos nas fases Pré-rifte e Rifte, onde há deposição de sais (pré-sal) e a formação de ambientes lacustres e/ou fluviais. Os Ostracodes são excelentes registradores bioestratigráficos, pois são os organismos que mais se adaptaram aos ambientes dessas fases.

As diferentes espécies de Ostracodes indicam as mudanças de salinidade da água.

Observações:

Fase C - transicional (ambiente lacustre/mar restrito ou lago salgado)

Fase D - rochas carbonáticas (marinho raso - transicional) são mais propícias para a utilização de estudos bioestratigráficos.

3) Para responder a esta pergunta, utilize a figura mostrada no último slide da vídeo-aula. Em um testemunho sedimentar coletado na Bacia de Pelotas observa-se da base para o todo do testemunho a predominância das seguintes espécies de ostracodes: na base, predomínio de Cypris cassinensis e Cyprideis maxipunctata, na porção intermediária, predomínio de Brasilicythere reticulispinosa e Cytheretta punctata, e no topo, Krithe coimbrai e Bradieya petotensis. O que você pode dizer sobre a variação do nível do mar durante o período representado por este testemunho?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (329.1 Kb)   docx (269.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com