O Desenvolvimento Infantil
Por: Caroline Silva • 7/1/2021 • Trabalho acadêmico • 752 Palavras (4 Páginas) • 299 Visualizações
6
A criança começa rotineiramente a pensar em suas ações e a manipulá-la mentalmente, operações concretas, transformando todos os aspectos do funcionamento psicológico. O pensamento se torna mais organizado e flexível, também é capaz de seguir instruções, conhecer as cores e os números, memorizar histórias e repeti-las e entender os conceitos de antes, depois, ontem, hoje, amanhã etc. Marcado também pelo ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, fase de alfabetização onde a criança encontra uma nova organização pedagógica.
6e 7
Elas descobrem a distinguir se certa ação é errada ou certa. A vida social da criança começa a se tornar cada vez mais importante, é frequente nessa fase o denominado melhor amigo. É a fase da criança desenvolver alguns medos como de cair, de cães, de escuro etc. Também apresentará uma sensibilidade maior aos sentimentos dos outros e passará a se envergonhar com mais facilidade.
7
Nessa fase, é esperado que consigam compreender e escrever letras bastão e cursiva, e são inseridos textos maiores e mais complexos. As crianças nessa faixa de idade ainda estão rodeadas por fantasias e super-heróis, porém começam a ser entendidos como algo que foge da realidade.
7 e 8
As artes criativas são protagonistas nessa idade: a arte, a música, a dança ou o teatro são atividades que gostam graças às experiências pessoais que são criadas em volta dessas atividades. Começam a compartilhar seus conhecimentos com os demais, apresentam uma capacidade de concentração maior e são capazes de entender instruções detalhadas. São inseridos problemas matemáticos mais complexos e são capazes de entender as ações e os sentimentos dos outros.
8 anos
Por volta dos oito anos, a criança começa a escolher sua crença e pensamento, buscando os porquês e as razões por trás de um fato, possui noção da realidade á sua volta. Dessa forma, as crianças começam a estudar os padrões de comportamento orientados pela família e consequentemente são mais equilibrados e capazes de interagir com respeito.
8 e 9
Sente-se consciente de si mesma como pessoa, reconhece algumas das diferenças em relação aos outros e expõe. Quer que o adulto seja parte do seu mundo, com o que apresenta exigências e quer que se atue de acordo com as formas que ela determina.
9.
A influência dos pares aumenta enquanto a influência dos pais diminui. Nessa fase é provável que haja uma mudança de interesse, antes voltada para brincadeiras lúdicas, e agora ligada à atividades mais “adultas”, como séries de TV, livros, celular, jogos, ou conversar com o amigo da escola a tarde toda. É comum que crianças dessa idade comam igual aos adultos, essa é uma estratégia natural do desenvolvimento por conta das mudanças nos corpos, as meninas aumentam de altura e peso de forma muito mais acelerada do que os meninos.
9e 10
Algumas meninas apresentam a primeira menstruação, o que leva também a mudanças significativas em seu comportamento, da mesma forma é comum observar o clássico afastamento entre meninos e meninas, os quais passam a brincar e interagir, em geral, separadamente. Vai-se afirmando na sua personalidade e individualidade, o que as torna diferentes umas das outras.
10
Percebe de forma cada vez mais clara as consequências das ações, tem interesses definidos e uma grande curiosidade; procura e memoriza fatos; emprega um raciocínio e pensamento abstratos; preferência por atividades de jogo cooperativo e de equipe; Pode exibir alguns problemas de comportamento, sobretudo quando não se sente aceito pelos outros ou contrariados.
...