TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Obstáculos Do Ensino E Aprendizagem: Percepção Dos Alunos Sobre O Ensino De Filosifia Em Uma Escola Estadual

Por:   •  22/5/2023  •  Seminário  •  4.988 Palavras (20 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI

LIDENÊ LEITE CARVALHO

OS OBSTÁCULOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE FILOSIFIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE NINA RODRIGUES, MA

          VARGEM GRANDE, MA

2023


[pic 2]

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO FAVENI

               LIDENÊ LEITE CARVALHO

OS OBSTÁCULOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE FILOSIFIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE NINA RODRIGUES, MA

Trabalho de conclusão de curso apresentado à faculdade FAVENI, como requisito parcial à obtenção do título especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia.

                                             

          VARGEM GRANDE, MA

2023

OS OBSTÁCULOS DO ENSINO E APRENDIZAGEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O ENSINO DE FILOSIFIA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE NINA RODRIGUES, MA

LIDENÊ LEITE CARVALHO

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho”.

RESUMO-  

O presente trabalho acadêmico focou em expor os resultados da pesquisa desenvolvida no período de junho a agosto de 2021. O estudo objetivou apresentar a percepção geral dos alunos do Ensino Médio em relação da disciplina de Filosofia bem como seus aspectos e impactos na vida dos estudantes. A pesquisa possui caráter qualitativo, tendo como base, leituras e estudo de campo mediante a aplicação de questionários. Inicialmente, foi realizado um panorama destacando a trajetória da disciplina nas salas de aula e a importância do desenvolvimento de uma consciência crítica no Ensino Médio. Em seguida, foi realizado uma coleta de dados com os alunos de uma escola pública (anexo) da cidade de Nina Rodrigues/MA. Com a análise das respostas, foi possível perceber a construção de uma visão positiva acerca da disciplina de Filosofia, sendo considerada instrumento de autoconhecimento, elucidação e desenvolvimento da reflexão crítica nos educandos. Finalizando a pesquisa, foi sugerido estratégias para que essa concepção continue a ser difundida nas escolas brasileiras, de maneira que possa ser formada uma sociedade crítica, reflexiva e pensante.

PALAVRAS-CHAVE: Filosofia. Aprendizagem. Dificuldades.

TEACHING AND LEARNING OBSTACLES: STUDENTS' PERCEPTION ABOUT PHILOSOPHY TEACHING IN A STATE SCHOOL IN NINA RODRIGUES, MA

LIDENÊ LEITE CARVALHO

Abstract

The present scientific work focused on exposing the results of the research carried out from June to August 2021. The study aimed to present the general perception of high school students in relation to the discipline of Philosophy, as well as its aspects and impacts on students' lives. The research has a qualitative character, based on readings and field study through the application of questionnaires. Initially, an overview was made highlighting the trajectory of the discipline in Brazilian classrooms and the importance of developing a critical awareness in high school. Then, a data collection was carried out with the students of a public school (annex) in the city of Nina Rodrigues/MA. With the analysis of the answers, it was possible to perceive the construction of a positive vision about the discipline of Philosophy, being considered an instrument of self-knowledge, elucidation and development of critical reflection in the students. At the end of the research, strategies were suggested so that this conception continues to be disseminated in Brazilian schools, so that a critical, reflective and thinking society can be formed.

Keywords: philosophy. Learning. difficulties



  1. INTRODUÇÃO

Este estudo surge, a partir de uma indagação por meio de questionário, de como o ensino de Filosofia é na visão dos alunos no âmbito escolar.

A filosofia e o seu ensino têm sido temas recorrentes entre aqueles interessados em analisar o papel e a relação existente entre essa disciplina e o universo escolar. O debate se torna bastante interessante, uma vez que o lugar da filosofia na escola de ensino médio tem sido espaço fértil para pesquisas e outros olhares.

Além dos desafios apresentados na trajetória do ensino de Filosofia no Brasil, existem, segundo Sousa (2017), outros problemas acerca da sua prática no Ensino Médio, como a falta de uma política de formação continuada dos professores, carga horária reduzida, problema com a metodologia trabalhada, dentre outros. De todos esses desafios, podemos considerar a redução da carga horária como um dos maiores, pois acreditamos que isso interfere diretamente na aprendizagem dos educandos, já que esta situação acaba comprometendo a análise e discussão detalhada dos conteúdos propostos. Tendo em vista a complexidade da disciplina, o tempo fica muito curto para uma abordagem mais ampla dos conteúdos filosóficos.

A problemática que motivou o presente trabalho acadêmico foi necessidade de levantar as dificuldades do ensino e aprendizagem na visão dos alunos, ou seja, como os alunos observam a prática docente. A disciplina filosofia é uma disciplina muito importante por levar o estudante a criticar e a refletir sobre si mesmo, no entanto a forma que está sendo ministrada e os materiais didático e paradidáticos disponível torna-se um fator atenuante para um ensino e aprendizagem sem eficiente. Para chegar ao cerne da questão é necessária uma investigação sobre a visão que o corpo discente dispõe sobre a prática docente e sobre os possíveis entraves que rodeia a comunidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.1 Kb)   pdf (324.9 Kb)   docx (191.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com