Projeto de Pesquisa Para Obtenção do Título de Doutora em Ensino de Ciências e Matemática
Por: Ted Rogers • 24/9/2019 • Trabalho acadêmico • 415 Palavras (2 Páginas) • 261 Visualizações
Projeto de Pesquisa para obtenção do Título de Doutora em Ensino de Ciências e Matemática
Pesquisadora: Bióloga Citologista, Professora Mestre em Ensino de Ciências Fabiana Aparecida Vilaça
Tema: Novas Metodologias para o Ensino de Citopatologia
Atividade 1: Questões sobre o artigo : “História prévia de realização de teste de Papanicolaou e câncer do colo do útero: estudo caso-controle na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil”
1-) A leitura do artigo contribuiu para elucidar o seu conhecimento sobre a colpocitologia oncótica? Justifique a sua resposta.
Sim, mostrando pontos lúcidos dos quais podemos citar como é importante o exame para diminuir o câncer no colo do útero como a analise estatísticas e resultados, sendo por base de investigação podendo diminuir os casos quase em 90% na incidência da doença.
2-) De acordo com o texto, descreva a importância da realização do exame de colpocitologia oncótica para a prevenção do câncer de colo uterino.
O teste de Papanicolaou está na maior parte do mundo como ferramenta primordial, para o rastreamento de massas das lesões cervicais, mesmo com outras tecnologias disponíveis. Sendo que são mais 50 anos utilizando os testes de papanicolaou.
3-) O artigo traz um erro técnico referente a realização do exame de prevenção do câncer de colo uterino. Você saberia descrever qual é?
Observando o padrão de acesso, o estudo mostrou que as participantes tinham história recente (dentro dos últimos 36 meses) de até cinco exames, circunstâncias que estão sinalizando para a distribuição irregular de exames 29, para a sobrecarga do sistema 30 e para o consumo desnecessário de recursos 31. Também, chamou a atenção o fato de que a proporção de casos que fizeram um ou dois exames foi maior que a dos controles no período referido. Tais achados podem ter relação com as necessidades percebidas pelo profissional de saúde ou pela paciente. De um lado, existe a possibilidade de o profissional solicitar o exame com finalidade diagnóstica, embora ele seja eminentemente de rastreio 29. Por outro lado, diante da necessidade, também é a paciente que, por razões pessoais, toma a decisão de buscar o cuidado a fim de fazer uso de algum recurso 32. Às vezes, o exame é repetido para confirmar um resultado que foi, em princípio, questionado. Porém, são as queixas ginecológicas que frequentemente motivam a busca pelo exame 29. O último parece ser um comportamento característico do grupo de maior risco de desenvolver a doença. No presente estudo, também foi encontrada uma grande diferença entre casos e controles que tomaram o último exame de modo rotineiro.
...