Relatório de Aula Prática
Por: Mariane Mendes • 13/6/2018 • Relatório de pesquisa • 1.310 Palavras (6 Páginas) • 433 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL - DOURADOS
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Daniel Cabreira, Mariane Mendes de Souza.
Relatório de aula prática
MS 2018
Daniel Cabreira, Mariane Mendes de Souza.
Relatório de aula prática
Relatório apresentado para a disciplina de invertebrados I.
Professor (a): Elizangela Leite Vargas.
Disciplina: Invertebrados I
MS 2018
Sumário
1 Introdução . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4
3 Materiais e Métodos. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5
4 Resultados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
5 Discussão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
6 Conclusão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Introdução
Durante as práticas no laboratório foram observados
- Os protozoários são organismos eucarióticos unicelulares, na maioria das vezes podem apresentam nutrição heterotrófica. Os protozoários de vida livre são encontrados em ambientes úmidos: ambientes marinhos, ambientes de água doce ou no solo. Algumas espécies são parasitistas, comensalistas ou mutualistas.
- Apresentam organelas locomotoras, como os cílios, flagelos e peseudópodos. Em algum momento do ciclo de vida podem se reproduzir por meio de mitose, por um processo chamado de fissão, mas também pode ocorrer em algumas espécies a meiose: por formação de gametas e a fertilização.
- Os poríferos ou esponjas, são animais aquáticos sésseis, habitantes de sub- tratos duros apresentam diferentes formas, tamanhos e cores. As esponjas não possuem órgão ou sistema diferenciado, mas possuem tecidos conjuntivos bem desenvolvidos, com diferentes tipos de células. A estrutura corporal é organizada ao redor de um sistema de canais de água,
- São animais filtradores que criam a circulação de água dentro do próprio corpo, a água penetra através de inúmeros poros na superfície do corpo, que circula por meio de muitos canais e câmaras internas que saem através do ósculo.
- Objetivo
- Observar e diferenciar a morfologia externa e interna dos poríferos
- Observar e identificar os protozoários de água doce
3 Materiais e Métodos
Durante a prática dos protozoários foram utilizados os seguintes materiais: microscópio óptico, lâmina, lamínula, placa de petri, conta gotas, papel tolha, amostras de água não tratada de diferentes pontos diferentes.
- Com o auxílio da conta gotas pingou - se uma gota da amostra de água em uma lâmina, e em seguida colocou - se a lamínula sobre ela.
- Observou - se as lâminas em microscópio óptico em aumento crescentes foram observadas nas objetivas de 4X, 10X e 40X.
- Esse processo foi realizado com outras amostras, foram observadas diversas em lâminas a fim de observar organismos diferentes.
- Observamos as diferentes formas dos organismos, e seus movimentos, e foi comparado com o que se apresentam em esquemas de livros.
- Observamos os protozoários flagelados de água doce: Euglena, Peranema, flagelados.
- Observamos os ciliados de água doce: Paramecium, Stentor, Vorticella.
Durante as práticas realizamos um estudo macro e microscópico sobre os poríferos, utilizamos os seguintes materiais: microscópio óptico, microscópio estereoscópio, lâmina, lamínula, placa de petri, conta gotas, água sanitária, material fixado.
- Observamos a morfologia externa dos poríferos.
- Foram esquematizados os poríferos observados de acordo com a forma, textura da superfície e ósculos.
- Coloco - se os organismos em placa de petri e observamos sob a lupa para identificar os sistemas de canais.
- Para observar as espículas, colocamos um pequeno fragmento de um mm, sobre uma lâmina com duas gotas de hipoclorito de sódio, colocamos em repouso por alguns minutos para que dissolvesse a parte orgânica. Cobrimos com uma lamínula, para observamos no microscópio e por fim classificamos e esquematizamos.
4 Resultados
5 Discussão
Tiveram as seguintes perguntas incluídas no roteiro.
Qual é o principal mecanismo de alimentação utilizado pelo protozoário observado em aula prática? Descreva - o em linhas gerais.
Os protozoários capturam o alimento por meio da fagocitose, dando origem aos fagossomos que se fundem aos lisossomos, formando os vacúolos digestivos que são compostos de duas camadas de membranas lipídicas.
Quais são e como são constituídas as estruturas envolvidas na locomoção do protozoário observado?
A locomoção dos protozoários pode ser classificada por tipos 3 tipos: pseudópodes, flagelados ou ciliados. Os sarcodíneos ou rizópodes, são protozoários que se locomovem estendendo os pseudópodes, que atuam como um falso pé. Os flagelados possuem estruturas filamentosas alongadas que ao vibrarem podem se deslocar como se estivessem “nadando”. Os ciliados possuem pequenos filamentos ao longo do corpo que utilizam para se deslocar.
...