Um Resumo Didático dos Desafios Socioambientais
Por: dyce • 4/1/2017 • Trabalho acadêmico • 1.056 Palavras (5 Páginas) • 514 Visualizações
[pic 1]
UniAGES
CENTRO UNIVERSITARIO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CLAUDICE FONTES SANTOS
ECOPERCEPÇÃO:
Um Resumo Didático dos Desafios Socioambientais
Fichamento apresentado ao curso de Ciências Biológicas da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para obtenção de nota parcial na disciplina Educação Ambiental para a Educação Básica no 8º período, sob a orientação do professor Tiago Rozário.
Paripiranga
2016
DIAS, Genebaldo Freire. Ecopercepção: um resumo didático dos desafios socioambientais. São Paulo: Gaia, 2004.
“Hoje, as atividades dos seres humanos sobre a Terra produzem tantas influências, que a sua cultura faz parte da definição de meio ambiente.” (DIAS, 2004).
“O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução.” (DIAS, 2004).
“Felizmente o ser humano começa a tomar consciência do seu lar, a Terra. Após décadas de devastação ambiental, há sinais de mudanças. Verificaram-se muitos avanços.” (DIAS, 2004).
[o desenvolvimento sustentável] trata-se de um novo modelo de desenvolvimento, que busca compatibilizar o atendimento das necessidades sociais e econômicas do ser humano com as necessidades de preservação do ambiente, de modo que assegure a sustentabilidade da vida na Terra para as gerações presentes e futuras. (Dias, 2004, p. 31).
“A educação ambiental considera o meio ambiente em sua totalidade e destina-se às pessoas de todas as idades, dentro e fora da escola, de forma contínua, sintonizada com as suas realidades sociais, econômicas, culturais, políticas e ecológicas.” (DIAS, 2004).
Conforme Dias (2004), apesar dos indiscutíveis avanços, o meio ambiente ainda necessita de muitos cuidados.
De acordo com Dias (2004), o ser humano agride o meio ambiente porque ao longo do tempo acreditou em conceitos errados.
Segundo Dias (2004), o modelo de “desenvolvimento” representa a raiz dos problemas ambientais.
As ações que viabilizam a cura do mundo devem ter iniciativa em um nível individual (DIAS, 2004).
Metade das florestas mundiais já foi destruída (DIAS, 2004).
TEXTO CRÍTICO
A obra de Genebaldo Freire Dias é um excelente resumo dos desafios socioambientais na atualidade. Fácil de compreender, ele é indicado para qualquer pessoa que deseja ampliar seus conhecimentos sobre o meio ambiente.
Atualmente considera-se que o meio ambiente não é constituído apenas pela flora e pela fauna, água, solo e ar. Essa é uma definição tradicional que não foi substituída pelo conceito de que a cultura também faz parte do meio ambiente.
As atividades do ser humano sobre a Terra têm como resultados muitas influências no meio natural, de modo que a cultura passa a ser integrante da definição de meio ambiente. Antes as questões ambientais ficavam restritas à ecologia, mas hoje se sabe que muitas ações políticas e econômicas equivocadas causam prejuízos relevantes à natureza, de modo que foi necessário ampliar conceitos.
Diante das questões ambientais, é fundamental levar em consideração aspectos políticos, éticos, econômicos, sociais, ecológicos, culturais e outros. Essa atenção para com tais aspectos possibilita uma visão global do problema e das suas alternativas de soluções.
Assim, o meio ambiente passa a ser formado por fatores abióticos (água, ar, solo, energia, etc.) mais fatores bióticos (flora e fauna) mais cultura humana (seus paradigmas, valores filosóficos, políticos, morais, científicos, artísticos, sociais, econômicos, religiosos e outros).
Sabe-se que o ser humano depende do meio ambiente. Ele oferece à humanidade as condições imprescindíveis para a sua sobrevivência, tais como água potável, ar puro, solo fértil e clima ameno. No entanto, a maioria dos indivíduos ainda não se deu conta desse fato.
As consequências da não percepção em relação ao quanto o meio ambiente é importante são muitas. O ser humano tem destruído a natureza de forma irracional. Ele depende de uma base ecológica para si e para as futuras gerações, mas vivem como se os recursos naturais fossem eternos.
No contexto atual, as pessoas já começam a se conscientizar acerca da necessidade de cuidar do seu planeta. Criação de instituições para cuidar do meio ambiente, realização de encontros locais, nacionais e internacionais, crescente mobilização mundial, aperfeiçoamento de fontes renováveis de energia e desenvolvimento de processos de gestão ambiental são relevantes exemplos de melhorias na relação entre ser humano e meio ambiente.
...