Portfólio - Quadro de resumo perspectivas, desafios de ensino de ciências pautados no parâmetros curriculares nacional
Por: 054548 • 29/9/2019 • Trabalho acadêmico • 692 Palavras (3 Páginas) • 270 Visualizações
[pic 1]
Célia Guarizo Ra 8067153
Primeiro Portfólio CICLO 3
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Políticas da Educação Básica, como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor: Wagner Montanhini.
Batatais / Ribeirão Preto (polo)
2018
A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas.
Este trabalho fora desenvolvido com base em estudos sobre a Educação básica no Brasil atual, no filme documentário de João Jardim, “Pro dia nascer feliz” de João Jardim, e site de pesquisas do INEP, e apresentarei o contexto, lugares e situações vivenciadas no filme, bem como dados estatísticos e comentários da situação atual de matrículas, evasão, repetência dos alunos da rede municipal, Estadual e privada da região de Ribeirão Preto-SP. Onde relata sobre a realidade precária da educação básica brasileira, em diversas regiões, classes sociais, os sentimentos e conceitos de adolescentes apresentados no filme de João Jardim, os desafios e perspectivas, com relação ao filme acima mencionado e os dados INEP, o que realmente nos deixa perplexos, e apresentaremos de forma analítica e critica este trabalho de Políticas de Educação Básica do Brasil.
A educação básica no Brasil atual: desafios e perspectivas
INTRODUÇÃO
Neste documentário do cineasta e pesquisador João Jardim, “Pro dia nascer feliz”, (2004-2005), inicia este documentário com abordagens sobre as manchetes da época, e nos convida a pensar, com seus questionamentos, exemplo até quando convivemos com elas? A culpa será, ou, este menino saberá votar? Ou, alguém já ensinou a este jovem? Alguém deu escola? Oportunidade? Um futuro? Será que a culpa é deles ou é nossa?
Ele apresenta de forma vivencial o cenário da educação brasileira, em diversas regiões do Brasil, nos mostra a realidade do cotidiano escolar dos adolescentes, seus anseios, angustias, sonhos, inquietações, dúvidas, conceitos, raízes, utilizando o cenário escolar, apresentando adolescentes em suas relações com a sua formação, a estrutura de escolas de comunidades e em diferentes classes sócias, a convivência escolar, com citações de professores e dirigentes, em suas relações profissionais, afetivas, convicções, frustações, crenças, buscas e lutas em seu cotidiano na educação destes alunos, e na oportunidade relatar das dificuldades e desmotivações de profissionais da educação. E ao assisti-lo nos permite conhecer também, a precariedade dos transportes escolares, a forma de pensar de adolescentes em regiões mais pobres do país e o lado oposto e nos faz mergulhar nas cenas e à refletir sobre a triste realidade da educação básica no Brasil, das diferentes classes sociais, como pudemos assistir, nas regiões destes 3 estados apresentadas no filme, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo.
Este trabalho teve início em 2004, e podemos
Diante desta precariedade das estruturas das escolas em cidades onde a o índice de desenvolvimento humano é muito baixo, entendemos a realidade da vida de adolescente na escola, e a dificuldade que ele enfrenta em busca da sua alfabetização, podendo citar como cenário forte, as cidades MANARI-PE E INAJÁ-PE, apresentadas neste filme e com este entender das dificuldades, e neste instante vem a mente o artigo nr.22 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação,
...