A IDENTIFICAÇÃO DE CARBOIDRATOS
Por: thiaguitomatador • 3/11/2017 • Relatório de pesquisa • 576 Palavras (3 Páginas) • 534 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO
- UNIRP
AGRONOMIA
MYLENA P. COSTA
RODOLFO JOSÉ ELIAS
RODRIGO TORTORELLO
TED FERNANDES
THIAGO O. DOS SANTOS
IDENTIFICAÇÃO DE CARBOIDRATOS
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2017
INTRODUÇÃO
Carboidratos são moléculas orgânicas formadas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio, “são as biomoléculas mais abundantes na Terra, alguns carboidratos (açúcar e amido) são os principais elementos da dieta em muitas partes do mundo” (NELSON; COX, 2014). Entre suas funções, está a energética, em vegetais, o carboidrato é armazenado como amido e nos animais é armazenado como glicogênio formando reservas energéticas. Sua outra função é estrutural, “agem como elementos estruturais e protetores nas paredes celulares bacterianas e vegetais e também nos tecidos conectivos animais” (NELSON; COX, 2014). Carboidratos podem ser classificados em monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
É possível identificar carboidratos através de diversos métodos, um deles é com a solução Lugol, “que reage com polisacarídeos como os amidos e glicogênio, formando um complexo colorido, dando cor diferente segundo as ramificações que apresente a molécula” (NELSON; COX, 2014). Outro método é o Reativo de Fehling, que reage com monossacarídeos, “[...] este dá um resultado positivo tanto para aldoses (devido ao grupo aldeído oxidável) como para cetoses (dado que estas se convertem para aldoses pela base do reagente)” (NELSON; COX, 2014).
OBJETIVO
Esse relatório tem por finalidade registrar os processos de identificação de carboidratos pelos métodos de Lugol e Fehling.
MATERIAIS
- Glicose 1%
- Frutose 1%
- Sacarose 1%
- Amido 1%
- Lugol
- Reativo de Fehling
- Pipetas graduadas
- Banho termostático
- Tubos de ensaio e estante
- Tripé e tela de amianto
MÉTODOS
- Teste de Lugol
Foram separados 4 tubos de ensaio devidamente numerados, no tubo 1 foi adicionado 1,5 ml de solução de glicose, no tubo 2 foi adicionado 1,5 ml de solução de frutose, no tubo 3 foi adicionado 1,5 ml de solução de sacarose e no tubo 4 foi adicionado 1,5 ml de solução de amido. Após, em cada tubo foi adicionado 3 gotas de Lugol. Observou-se os resultados.
- Teste de Lugol
Foram separados 4 tubos de ensaio devidamente numerados, no tubo 1 foi adicionado 1,5 ml de solução de glicose, no tubo 2 foi adicionado 1,5 ml de solução de frutose, no tubo 3 foi adicionado 1,5 ml de solução de sacarose e no tubo 4 foi adicionado 1,5 ml de solução de amido. Após, em cada tubo foi adicionado 2 ml do reativo de Fehling. Incubou-se a soluções em banho termostático durante 10 minutos. Observou-se os resultados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
- Teste de Lugol
Após adicionar o Lugol aos tubos de ensaio, observou-se que apenas o tubo nº 4, contendo amido, reagiu positivamente, alterando a cor para azul escuro. Cor que, com esse reagente, sinaliza a presença de polissacarídeos. Como é possível ver na imagem abaixo:
...